Professores e servidores da rede municipal de educação recebem capacitação para prevenção ao Coronavírus

143

A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) segue colocando em prática o programa de capacitações e de orientações a professores e funcionários das escolas municipais, visando à retomada das aulas. As atividades escolares estão suspensas desde 18 de março e é certo que não recomeçam antes de 1º de junho, em função das ações de prevenção ao Coronavírus. Mesmo assim, o secretário de Educação, João Carlos Reolon, reitera a necessidade de, desde já, preparar os trabalhadores em Educação para as novas rotinas a serem adotadas quando da volta do ano letivo.

O roteiro de capacitações teve início em 29 de abril e prossegue até o dia 15 de maio para docentes e servidores das escolas de Ensino Fundamental da cidade. Na sequência, será a vez das escolas de Ensino Fundamental do Campo. Como última etapa da ação, serão abrangidos docentes e atendentes das escolas de Educação Infantil. São 30 unidades educacionais na rede municipal – 19 de Ensino Fundamental, incluindo Educação de Jovens e Adultos, e 11 de Educação Infantil.

O secretário Reolon destaca que, quando as aulas recomeçarem, novos cuidados de precaução à Covid-19 terão de ser observados nas escolas por toda a comunidade. As orientações práticas sobre essas novas rotinas estão sendo repassadas pela diretora do Hospital Ivan Goulart, Fernanda Dal Forno Bonotto. Entre as principais recomendações, serão reforçadas as atenções em relação aos grupos de risco, às aglomerações, ao acesso aos refeitórios, entradas e saídas, assim como o recreio nas escolas.

Cronograma

A Secretaria Municipal de Educação realiza nesta sexta-feira (08/05) encontro com professores e funcionários da Escola Municipal República Argentina. Já na segunda-feira (11), a atividade será para a Escola Municipal Francisco Miranda. Na terça-feira, dia 12, será a vez da Escola Municipal Neith Aragon Motta.

Para a data de 13 de maio, quarta-feira, a agenda da SMEd atenderá à Escola Municipal Fernando Ferrari. Na quinta, dia 14, as atividades serão na Escola Municipal Apparício Mariense.

Já a Escola Municipal Cândida Vargas encerra o roteiro na cidade para o Ensino Fundamental no dia 15, sexta-feira. As demais escolas urbanas de Ensino Fundamental, já receberam capacitação entre 29 de abril e 07 de maio. A Secretaria Municipal de Educação ainda vai definir o organograma de ações em relação às escolas do Campo e depois para as de Educação Infantil na cidade.