Atenção: alteração nas datas da 3ª fase da vacinação contra a gripe

150
Fonte: Departamento de Comunicação Prefeitura de São Borja

O Ministério da Saúde atualizou as prioridades e as datas para a vacinação contra a gripe. As alterações se referem a terceira fase, que ocorreria inicialmente entre os dias 09 a 22 de maio, sendo o Dia D de mobilização nacional, em 9 de maio. Com a alteração, a 3ª fase acontecerá no período entre 11 de maio a 05 de junho, havendo divisão desta terceira fase em duas etapas e cancelamento do dia D.

Sendo assim, a 1ª etapa da 3ª fase da campanha iniciará em 11 de maio e irá até 17 de maio para os grupos prioritários das pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). O grupo dos adultos de 55 a 59 anos e dos professores de escolas públicas e privadas começará a ser vacinado em seguida, na 2ª etapa da 3ª fase, a partir de 18 de maio e se estendendo até 05 de junho.

O Ministério afirma que a decisão foi adotada com respaldo de bases técnicas, científicas e logísticas, além de evidências epidemiológicas, eficácia e segurança do produto e garantia de sustentabilidade da estratégia de vacinação. Dessa forma, garante que a adequação foi necessária por considerar a disponibilidade e cronograma de entrega das vacinas pelo Instituto Butantan, bem como a distribuição da vacina aos estados.

Atualmente a campanha encontra-se em sua 2ª fase abrangendo profissionais das forças de segurança e salvamento, como bombeiros, policiais civis, Brigada Militar e militares do Exército, portadores de doenças crônicas com apresentação de receita médica, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade, além dos caminheiros e os motoristas de transporte coletivo com apresentação da carteira de motorista com a categoria C, D ou E. Nessa 2ª fase, equipes da Secretaria Municipal da Saúde se organizaram para oferecer a vacina aos motoristas em locais estratégicos, como no posto da Polícia Rodoviária Federal e no posto Cavalhada.

Todos os grupos prioritários abrangidos pela campanha devem buscar a imunização nos pontos fixos de vacinação, ou seja, em todos os ESFs e na Central de Vacinas. O horário de atendimento nas ESFs (Estratégias de Saúde da Família), é das 07h30min às 13h30min e das 13h às 17h. Na Central de Vacinas, no antigo Hospital São Francisco, o horário é das 07h às 12h e das 13h às 16h.