Prefeitura alerta sobre a importância de prevenção e controle contra a dengue

77
As ações do Estado de controle ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya têm alcançado significativos resultados. Apesar de estar localizado em uma região endêmica, quente, úmida e chuvosa, propícia para a disseminação do mosquito transmissor das doenças, o Pará é o quarto Estado brasileiro que mais combateu a dengue nos últimos seis anos, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Na foto, o mosquito Aedes aegypti. FOTO: DIVULGAÇÃO DATA: 10.01.2017

A Prefeitura de São Borja está alertando a população de que os cuidados contra a proliferação do Aedes Aegypti devem ser contínuos. Além da Dengue, esse mosquito também é o transmissor da Chikungunya e Zika Vírus.

Durante o período de pandemia da COVID-19, a população tem redobrado seus cuidados em relação à higiene das mãos, uso de álcool em gel e até mesmo aprenderam a conviver com o uso de máscaras de proteção facial para evitar o contágio pela doença. Porém, alguns se esquecem que há outras doenças ainda em circulação como as que são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti: Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância em Saúde, alerta que os principais focos de proliferação do mosquito ainda estão nos quintais e residências. Uma ação útil e necessária é eliminar possíveis focos de criadouros de larvas do mosquito. Dentre as tarefas simples que podem ser feitas, está a de manter tampados tonéis, barris e caixas d´água, deixar garrafas com a boca virada para baixo e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda.

Sintomas das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti:

Dengue – febre alta, dor de cabeça, dor muscular, dor ao movimentar os olhos e manchas vermelhas pelo corpo.

Chikungunya – febre alta, dores no corpo, dores intensas e inflamações nas articulações.

Zika – vermelhidão e coceira em todo o corpo, febre baixa, olhos vermelhos sem secreção, dores nas articulações.

Caso o munícipe apresente alguns desses sintomas, incluindo cansaço, vômitos, enjoos, deverá procurar imediatamente uma Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

Texto: DECOM PMSB