Prazo para Declaração Anual de Animais e vacinação contra aftosa está acabando

585

A Inspetoria de Defesa Agropecuária continua recebendo a Declaração Anual de Animais. Cerca de 70% dos criadores já apresentaram documentação e o prazo termina dia 31 de maio.

O inspetor veterinário Alcides Koslowski diz que normalmente essa atualização de cadastro dos criatórios de animais é feita de forma simultânea à entrega de comprovante de vacinação contra a aftosa.

Koslowski chama a atenção que a vacina da aftosa é específica para duas espécies – bovinos e bubalinos -, o que representa menos de 190 mil cabeças no município. Já a atualização de informações se refere todos os rebanhos: além de bovinos e bubalinos, também equinos, ovinos, caprinos e suínos, sendo necessário relatar se os planteis se mantêm ou se animais foram vendidos, abatidos, morreram ou tiveram outra destinação.

Quando à vacina contra a febre aftosa, a campanha também encerra nesta quarta-feira e após a aplicação das doses, as notas de compra do produto devem ser levadas à Inspetoria. Existe uma possibilidade de ampliação do prazo de vacinação e apresentação dos documentos, devido às chuvas das últimas semanas.

Porém esse é um assunto que ainda está sendo discutido pela secretaria da Agricultura.