Organização Nacional de Acreditação – ONA certifica o Hospital Ivan Goulart

20

A instituição, que recebeu nível 1 de acreditação, atende aos padrões e requisitos de segurança do paciente e qualidade na assistência prestada.

O Hospital Ivan Goulart recebeu no dia 16 de janeiro de 2024 a acreditação ONA nível 1, Acreditado – que avalia a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada, considerando os recursos disponíveis e sua complexidade.

Com foco na segurança do paciente, a Organização de Saúde passou por uma avaliação detalhada através de uma IAC – Instituição Acreditadora Credenciada e também uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA, que buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a segurança na assistência e as áreas de apoio.

De acordo com o Superintendente Técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige.  Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias Organizações de saúde. “A acreditação do Hospital Ivan Goulart é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica.

Nós estamos muito satisfeitos com a acreditação recebida. Esta jornada é repleta de desafios em que cada obstáculo se torna uma oportunidade de crescimento e aprendizado. O verdadeiro valor está na colaboração e dedicação de uma equipe extraordinária. Nossos colaboradores continuam trabalhando para desenvolver e implementar ações de melhoria contínua em toda a instituição, visando a segurança do paciente e o acolhimento.”, relata, Fernanda Bonotto, diretora executiva do HIG, que atende São Borja e região.

 

Texto: ACI HIG