Marrocos e a copa do mundo 2030 é um apurado artigo assinado pelo diplomata brasileiro no Marrocos Elói Ritter Filho.
COPA DO MUNDO 2030: O MARROCOS PREPARA-SE PARA MEGAEVENTO HISTÓRICO
Para onde se olha, e até onde a vista alcança, veem-se guindastes e gruas. O país todo é um imenso canteiro de obras. O Marrocos tem pressa para terminar as construções e a modernização das infraestruturas, já que será um dos países-anfitriões da Copa do Mundo de Futebol de 2030, juntamente com Portugal e Espanha. A candidatura conjunta desses três países foi escolhida pela FIFA em junho de 2023, derrotando a candidatura conjunta de Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.
Como recordarão os fãs de futebol, a seleção marroquina teve um desempenho histórico na Copa do Mundo do Catar em 2022, tendo sido a primeira seleção africana a chegar às semifinais de um Mundial. O Marrocos tem uma forte tradição futebolística e dispõe de jogadores de destaque internacional como Achraf Hakimi, Hakim Ziyech e o goleiro Yassine Bounou, que têm contribuído para a visibilidade global do futebol marroquino.
Para a preparação da Copa do Mundo de 2030, o Marrocos está realizando investimentos estimados em alguns bilhões de euros. O país planeja reformar ou construir estádios nas seis cidades-sede em seu território: Casablanca, Rabat, Tânger, Fez, Marraquexe e Agadir. Nos arredores de Casablanca, está sendo construído o maior estádio do mundo, com capacidade para 115.000 espectadores, que terá o formato de uma tenda do deserto, e especula-se que sediará a abertura ou a final da Copa. Ou ambas, como pretende o governo marroquino.
No que se refere ao transporte, está prevista a expansão dos aeroportos internacionais, incluindo o de Casablanca, que será significativamente ampliado para suportar o fluxo adicional de turistas estrangeiros. Está igualmente planejada a extensão do único trem de alta velocidade de toda a África (“trem-bala”) até Marraquexe, aumentando em 245 quilômetros seu trajeto, que atualmente liga Tânger a Casablanca.
O Marrocos está também modernizando e aumentando sua rede hoteleira, já bastante respeitável. Estão previstos 10 mil novos leitos hoteleiros, distribuídos em diferentes categorias nas cidades-sede. A título de curiosidade, em 2024, o Marrocos recebeu 17,4 milhões de turistas, enquanto o Brasil recebeu 6,65 milhões. Marcas de hotéis internacionalmente conhecidas estão presentes no Marrocos, porém o ícone hoteleiro do país continua sendo o exclusivo La Mamounia, em Marraquexe, que já hospedou, entre muitas celebridades, Winston Churchill e Charles Chaplin.
Ainda entre os principais projetos, além da adaptação da infraestrutura turística e viária, estão a preparação de centros de treinamento e a otimização da mobilidade urbana para facilitar a circulação de turistas e delegações esportivas. O governo marroquino e as autoridades da FIFA estão trabalhando conjuntamente para garantir que o país esteja completamente preparado, até 2030, para sediar o Mundial.
Como costumam dizer os habitantes desta terra, o Marrocos é “le plus beau pays du monde” (o país mais bonito do mundo). Além de todas as melhorias previstas e já em curso, este país, de civilização milenar, apresenta uma rica cultura e oferece paisagens deslumbrantes para seduzir o turista: as praias do Oceano Atlântico e do Mar Mediterrâneo, as montanhas nevadas da cadeia do Atlas, e as areias do deserto do Saara.
O povo marroquino, hospitaleiro e simpático ao estrangeiro, fanático por futebol como o brasileiro, estará de braços abertos para receber a todos os visitantes em 2030. Marhaba (Bem-vindo)!