“Ilustre Conversa” com Vania Alves Cardoso

156
Foto: Arquivo pessoal

Capitaneando a Secretaria de Turismo, Cultura e Eventos, a Secretaria Vania Alves Cardoso quer dar uma nova dinâmica a pasta. Acompanhe nosso bate papo com ela em Ilustre Conversa.

Deco – Como alavancar a cultura em São Borja?

Vania – Atualmente estamos desenvolvendo uma sequência de 11 Lives Culturais, que são transmitidas todas as sextas-feiras, onde músicos e bandas locais se apresentam levando diversão musical para que todos possam curtir em casa. Além disto, no mês de maio, a SMCTEL promoveu de forma virtual a Semana Nacional dos Museus, onde uma sequência de vídeos foram publicados mostrando a história dos 5 Museus da cidade, suas dependências e entrevistas com pessoas da comunidade e historiadores.

Temos ainda projetos sendo elaborados para valorizar a história Jesuítica de São Borja, enquanto Primeiro dos 7 Povos das Missões! A Inclusão das Pessoas com Deficiência também é uma demanda que pretendo implementar nos projetos Culturais da Pasta.

Deco – Que projetos tem a sua pasta para o setor?

Vania – Em tempos de pandemia precisamos de criatividade para apresentar à comunidade um trabalho que promova o encantamento deixando em destaque a nossa cultura! Somos a Capital Gaúcha do Fandango, e neste momento, mesmo que de forma virtual estamos nos reinventando, valorizando talentos locais nos âmbitos musicais, do tradicionalismo, artísticos e histórico cultural, colocando São Borja na “vitrine do mundo”, através de Lives, vídeos e demais materiais midiáticos.

Deco – O que vem sendo feito na atualidade?

Vania – Estamos organizando a Pasta em todas as áreas: Cultural, Turismo, Esportes e Lazer….o Turismo é algo muito promissor para o período pós pandêmico, neste momento esta sendo realizado um mapeamento e construção de rotas turísticas e valorização do que temos em São Borja, com alternativas que atraiam turistas, para que estes conheçam também a riqueza cultural da nossa cidade. Incentivo ao Esporte, mesmo que de forma virtual também está sendo realizado, atualmente ainda estão sendo premiados atletas que participaram da 1° Rústica Virtual promovida pela SMCTEL.

Deco – Quais suas prioridades?

Vania – Tornar São Borja uma das cidades referências da região em termos de atividades CULTURAIS e Turísticas.

Deco – Como fomentar recursos financeiros para o setor?

Vania – A retomada a economia tem sido uma preocupação constante em todos os setores…parcerias público-privadas são sempre bem vindas, buscar investidores, com olhar visionário, traçando sempre pautas positivas para a pasta.