“Ilustre conversa” com Silvana Haygert

64
Foto: Arquivo pessoal

Silvana Haygert, diretora da Fisk São Borja, é a convidada de hoje da ‘Ilustre Conversa’. Com muita propriedade ela nos fala da importância de se falar uma língua nestes novos tempos.

Deco – Qual a importância de falarmos mais que uma língua?

Silvana – O mercado de trabalho já esta rejeitando pessoas que não falam inglês. Deixou de ser obrigatoriedade e é um requisito básico mínimo para uma boa oportunidade de emprego e conquistar aquela vaga tão sonhada. A emoção de preparar as malas para fazer um curso no exterior, o orgulho de se destacar na reunião de negócios em inglês, a alegria de assistir um filme sem legendas. O inglês deixou de ser um luxo para integrar o perfil do profissional que atua no mercado de trabalho competitivo. A realidade é uma só, ou você domina o idioma ou você não é cidadão do mundo.

Deco – Como se situa-se o inglês nesse panorama?

Silvana – A verdade é que a internet é um dos mais poderosos instrumentos tecnológicos aptos a trazer informações de forma eficiente e tudo que esta na internet 97% é em inglês, então se você domina o idioma, mais chance você tem. E é a língua mais falada no mundo e isso traz milhares de possibilidades especialmente agora que Home Officce mudou completamente as relações de trabalho. Os usos de plataformas de comunicação remota vão fazer parte de todo cidadão do século XXI.  A pandemia do coronavírus só veio acelerar uma forte tendência que já estava em uso. E estar qualificado neste momento é fundamental. Este será sempre o melhor antídoto para qualquer crise, pois sempre haverá boas oportunidades para os que estiverem preparados.

Deco – O que difere a FISK de outras escolas de inglês?

Silvana – Material Digital: seu livro na tela do laptop.

Intercâmbios com o perfil diferenciado.

Recurso humano: a maneira como é tratado nosso cliente/nosso aluno.

Professores qualificados e treinados.

Friend’s Buddy: A mascote que atrai o público infantil e ensina inglês.

SIELE: Diploma Espanhol.

MET: Diploma Michigan e Cambridge.

Deco – Como falar fluentemente Inglês, o que precisa do aluno?

Silvana – Primeiro praticar diariamente, ter contato constante com a língua, treinar o ouvido e a fala. Procurar material e professor qualificado.

Estudar inglês por uma hora na semana jamais vai ser suficiente para ter um progresso real no aprendizado. É necessário imergir o máximo que conseguir de todas as formas possíveis, se desafiar a ouvir, ler e falar todo dia.

Dica: mudar o idioma no celular ou tablet.

Assistir filmes com legenda em inglês.

Sempre que possível viajar e fazer programas de imersão.

Deco – Quais as novidades da FISK na atualidade em São Borja?

Silvana – Intercambio: perfil diferenciado (com acompanhante da FISK)

Aula hibrida: online e presencial.

Ganhe o mascote Buddy ou seus amiguinhos Jinny e Jolly na matrícula.