“Ilustre conversa” com Carlos Augusto Vieira Ilgenfritz

121
Foto: Arquivo pessoal

O jovem médico Carlos Augusto Vieira Ilgenfritz está hoje no Ilustre Conversa. Com uma atuação notável como médico de família ele nós da uma breve visão do seu trabalho. Ele é natural de Porto Alegre e integra o elenco de categorizados profissionais da rede Pró Saúde em São Borja.

Deco – O que representa o Médico de Família e Comunidade?
Carlos Augusto –
O Médico de Família e Comunidade (MFC) é o responsável pela prestação de cuidados abrangentes a todos os indivíduos que procuram cuidados médicos, bem como por providenciar a prestação de serviços de outros profissionais de saúde, sempre que necessário. O MFC funciona como um generalista que aceita em algum grau todas as pessoas que o procuram, ao passo que outros prestadores de cuidados de saúde limitam o acesso aos seus serviços com base em idade, gênero ou diagnóstico.

Deco – Qual o Fundamento após pandemia?
Carlos Augusto –
No cenário de pandemia, seja na prevenção, na infecção aguda, na reabilitação pós-alta e até mesmo no acolhimento familiar nos casos de luto, é imprescindível a atuação de um especialista que consiga promover o cuidado longitudinal, a coordenação do cuidado com os outros profissionais (cuidado de enfermagem, fisioterapia, especialistas médicos focais), e a avaliação dos casos integralmente a fim de garantir o melhor tratamento para cada caso.