Hospital Ivan Goulart incentiva campanhas preventivas ao câncer

15

No último mês, o Hospital Ivan Goulart trabalhou em ações em prol da campanha Outubro Rosa, no intuito de conscientizar o público feminino com relação a importância da prevenção ao câncer de mama e de colo de útero e, portanto, no vigente mês segue com atividades que visam alertar os homens sobre os cuidados com a saúde, especialmente com o câncer de próstata.

O Médico Oncologista, responsável pelo Centro de Oncologia, Tiago Camícia, que ministrou inúmeras palestras, ressalta que a importância desses eventos é educar e conscientizar a população para um estilo de vida mais saudável. Além disso, destacou a relevância de ser realizado o diagnóstico precocemente para evitar as mortes relacionadas ao câncer, assim como reduzir as chances de desenvolvimento da doença.

De acordo com Tiago, os números de novos casos de câncer tanto em homens como em mulheres vem aumentando anualmente. Estima-se que em 20 anos esse aumento será 50% maior do que hoje.

O câncer de mama, bem como de colo de útero, por exemplo, não atingem somente mulheres acima dos 40 anos, em que o exame de mamografia passa a ser uma necessidade devido a fatores condicionantes da idade. A doença pode, inclusive, aparecer antes dos 30 anos de idade, conforme apontam pesquisas da ONU – Organização Mundial da Saúde.

Já com relação ao câncer de próstata, é importante que os homens se conscientizem da necessidade de realizar os exames adequados de rastreamento, como PSA a partir dos 50 anos, colonoscopia para prevenção do câncer de intestino a partir dos 45-50 anos, além de manter estilo de vida saudável, praticando atividade física e alimentação balanceada. Conforme Tiago Camícia, “são atitudes positivas que diminuem o risco de desenvolver câncer e também melhora a saúde de maneira global”.

O Hospital Ivan Goulart incentiva e trabalha em ações que objetivam a saúde preventiva.

———-

 

Foto e texto: ACI – HIG