Dicas para aumentar a imunidade por Carolina Ruzzanti Alves

1035

Muitas orientações já estão circulando nas redes sociais a respeito dos cuidados que devemos ter quanto a higiene das mãos e dos ambientes. Mas e na alimentação o que podemos fazer?

Confira algumas dicas da expert nutricionista Carolina Ruzzanti Alves.

Com certeza nosso foco é turbinar a nossa imunidade! Quando estamos com nossa imunidade excelente, esses vírus passam por nós sem causar estragos. Mesmo que você seja contaminado pelo Coronavirus, se estiver com a imunidade ótima, logo conseguirá se livrar dele.

Então vamos a algumas dicas importantes:

• Aumentar o consumo da Vitamina C. Coma frutas cítricas (laranja, acerola, limão, goiaba, abacaxi, kiwi, açaí) pelo menos três vezes ao dia. Pode ser na forma de sucos. São fontes ricas dessa vitamina essencial para nossa imunidade.

• O Selênio é um mineral importantíssimo para nossa imunidade. Podemos comer 2 castanhas-do-pará todos os dias ou suplementar. Mas cuidado, toda suplementação deve ser feita por profissional médico ou nutricionista, após avaliar seu consumo alimentar.

• Fique no sol por 10 a 15 minutos, assim melhora sua vitamina D. Essa vitamina não pode faltar, e devemos estar com níveis ótimos no sangue. Então muitas vezes precisamos suplementar também.

• Outro mineral importante é o Zinco. Encontramos como fonte alimentar as carnes, feijões, fígado, amêndoas, semente de girassol. Também provavelmente precisaremos suplementar se você estiver com níveis baixos no sangue.

• O Ferro vamos encontrar principalmente nas carnes vermelhas, fígado, coração, atum, sardinha, e vegetais verdes escuros. Em mulheres é muito comum deficiência ou níveis muito baixos de ferro no sangue. Vamos caprichar!

• Use e abuse de temperos naturais como: alho crú, açafrão, sálvia, gengibre.
• Cuide do seu intestino! Esse órgão é a principal barreira imunológica. Então vamos oferecer a ele alimentos importantes para equilibrar nossa microbiota intestinal: kefir, iogurtes naturais, kombuchá, fibras das frutas e verduras, aveia e linhaça.

• Durma bem! O sono é reparador, precisamos dormir bem todos os dias para ajudar na nossa imunidade. Sono profundo, tranquilo, por 6h a 8h diariamente.

• Faça atividade física regularmente. Melhoramos o funcionamento do nosso corpo, diminuímos o estresse, controlamos o peso corporal e também turbinamos nossa imunidade.

• Controlar o estresse. É fundamental para nossa imunidade diminuir os níveis de estresse e ansiedade. Procure ajuda se necessário. Tente meditar, é uma ótima opção além de separar tempo para lazer, descanso e atividade física.

Vamos caprichar na nossa alimentação! Não vai adiantar lavar as mãos se o nosso corpo estiver fraco e sem defesas. Um ´timo final de semana para todos