CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA NO HIG

24
Fonte: Imprensa HIG

O Hospital Ivan Goulart promoveu ações voltadas para o ‘Outubro Rosa’, mês dedicado para a prevenção do câncer de mama. A conscientização voltada para mulheres teve o intuito de chamar atenção para o autocuidado em relação ao câncer de mama.

Segundo a enfermeira responsável pela campanha no HIG e coordenadora da Educação Continuada Pâmella Scalcon, o alerta foi ‘sobre um conjunto de práticas que podem ser adotadas pelas mulheres para preservar a saúde da mama. As práticas têm impacto tanto na redução do risco para o surgimento de um câncer de mama quanto para a detecção precoce no caso da doença aparecer’. A enfermeira ainda ressalta que‘ o autoexame é uma das práticas mais conhecidas de autocuidado. Mas atenção: o autoexame não substitui o exame regular realizado pelo médico e nem a mamografia. A realização anual da mamografia para mulheres a partir de 40 anos é muito importante para que a doença seja diagnosticada precocemente’, concluiu a enfermeira.

Dentre as ações do HIG foi realizada decoração nos setores da internação, Centro de Oncologia e Centro de Diagnóstico por Imagem, foi realizado a distribuição de lacinhos rosas para os funcionários utilizarem durante o mês, distribuição de mimos juntamente com cartões convidando as nossas funcionárias e seus familiares com mais de 50 anos para realizarem mamografia na nossa instituição e foi distribuído um marca página confeccionado pelo GAPO com orientações de prevenção.

As atividades deste mês de outubro foram realizadas pelos setores de educação continuada, assessoria de imprensa, gerência de enfermagem, coordenadores da lavanderia e higienização, internação, oncologia, CDI, administração e contou com o apoio do Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico – GAPO, presidido pela senhora Rosângela Rigo que produziram os marca páginas, o arco para fotografia e a decoração do Centro de Oncologia.