Brizola será homenageado nesta terça-feira em São Borja

689

Leonel de Moura Brizola será homenageado amanhã em São Borja. Executiva Municipal do PDT vai desenvolver uma programação especial onde serão registrados os doze anos de falecimento do político.

A programação começa às 10hs com uma Sessão Solene na Câmara de Vereadores. Às 11hs, acontece uma visita ao túmulo de Brizola, no Cemitério Municipal Jardim da Paz.

Já estão confirmadas as presenças do pré-candidato a presidente, Ciro Gomes, do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, do deputado Federal Afonso Motta e da deputada Estadual, Juliana Brizola, entre outras lideranças partidárias.

Trajetória de Brizola

Gaúcho da cidade de Carazinho, Brizola nasceu no dia 22 de janeiro de 1922. Seu nome de batismo é Itagiba Moura Brizola, porém mudou seu primeiro nome para Leonel em homenagem a um dos grandes líderes na Revolução de 1923, deixando evidente que a sua vida seria dedicada à política.

Engenheiro de formação, estudou em Porto Alegre, na instituição que, hoje, é parte da atual Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Brizola foi um dos fundadores do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) no Rio Grande do Sul, em 1945.

Quando foi governador do Rio Grande do Sul, iniciou um projeto de construção de seis mil escolas públicas no estado. Liderou a Campanha da Legalidade, que defendia o direito de Jango tomar posse como novo presidente, este feito ajudou Jango a governar o país nos próximos anos.

Foi eleito deputado federal no Rio de Janeiro. Na época da ditadura, ao perder seus direitos, Brizola se exilou no Uruguai, depois foi para o Estados Unidos e, consequentemente, para Portugal. Em 1979, ele voltou ao Brasil permitido pela Lei da Anistia.

Foi neste ano, que Brizola ajudou a fundar o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e retomou sua vida política no Brasil. No dia 21 de junho de 2004, Brizola faleceu ao sofrer um infarto no elevador do hospital que fazia exames.