A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que crianças e adolescentes pratiquem, no mínimo, 60 minutos de atividade física diariamente. Para o especialista em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, Eurico Barcelos, os benefícios dessa prática vão além do que se pode perceber de imediato.
A regularidade da prática de atividades físicas, que, de acordo com a OMS, deve variar de moderada a intensa, proporciona ganhos que vão além do desenvolvimento físico. Conforme Barcelos, que também é especialista em Psicomotricidade — área interdisciplinar que estuda a relação do corpo em movimento com o ambiente —, os estímulos regulares promovem o enriquecimento do repertório de habilidades motoras, a melhora na aptidão física e impactos positivos no desenvolvimento socioafetivo, cognitivo e comportamental da criança, além de contribuir para a disciplina e a organização da rotina.
Esses estímulos podem ser incentivados em casa pelos próprios familiares, mas também há a possibilidade de encaminhar crianças e adolescentes a centros especializados em educação física infantil. No entanto, Barcelos reforça que a disciplina adquirida em um ambiente especializado deve ser mantida também no cotidiano familiar. “Disciplina em casa, mas também regularidade nas atividades físicas”, destaca o especialista. Para Barcelos, o incentivo à atividades físicas regulares também se mostra como uma alternativa ao uso excessivo de telas, o qual causa impactos profundos na saúde da mente e do corpo de crianças e adolescentes.
Eurico Barcelos é responsável pelo Centro de Treinamento Infantil e Psicomotricidade (CTIP) Professor Eurico, em São Borja, onde, além de atividades físicas para crianças e adolescentes, também oferece terapia psicomotora para crianças com neurodesenvolvimento atípico. O CTIP Professor Eurico está localizado na Rua Olinto Arami Silva, nº 66.