Artista plástico são-borjense faz sucesso em exposições nacionais e internacionais

893

O artista plástico Fábio Rodrigo de Oliveira Prado (Fábio Prado), natural de São Borja, segue fazendo muito sucesso participando de exposições nacionais e internacionais, coletivas ou individuais. Além de artista plástico, Prado é pintor, muralista, grafiteiro, escultor, restaurador, acadêmico do curso de Arquitetura e urbanismo e também já atuou como gestor cultural em Bento Gonçalves-RS e possui obras no Brasil e no exterior. Participou de exposições coletivas e individuais, nacionais e internacionais. Possui obras no Rio Grande do Sul, Brasília, Goiânia e também no exterior, em países como a Argentina, Chile, Cuba e Inglaterra.
A formação de Fábio Prado no desenho e pintura foi desenvolvida com as aulas de Antônio Bonggiovanni em Caxias do Sul, no Centro de Cultura Doutor Henrique Ordovás Filho. Ele ainda foi estudante de Administração de Empresa e Artes Visuais na Universidade de Caxias do Sul (UCS). De acordo com crítica especializada, ele faz parte de uma nova geração de artistas gaúchos já reconhecidos internacionalmente e que continuam fazendo parte de uma cultura bastante diversificada.

VIDA E OBRA
Prado começou a atuar como artista plástico profissionalmente em 1995. Na sua infância e adolescência já praticava trabalhos de colagem e produzia desenhos e pinturas e assim despertava seu interesse pelas artes. Aos 18 anos ele atuava como grafiteiro e muralista, participava de eventos artísticos e culturais em Bento Gonçalves e fazia visitações a museus e galerias de arte em Porto Alegre.
Em São Borja, o artista foi aluno da Escola Municipal Vicente Goulart onde recebeu um prêmio do Exército pelo primeiro lugar em um concurso de desenho. Também estudou na Escola Estadual Apparício Silva Rillo, época Escola Estadual Pindorama.
Na busca de desenvolver ainda mais suas habilidades artísticas, ele foi galgando degraus e conseguindo as primeiras premiações como a Menção Honrosa no 19º Salão Jovem Artista da região da Serra Gaúcha. Na sequência seria convidado a ser o criador e executor do marco do monumento das Nações do Fórum Social Internacional em 2009, que ocorreu em Bento Gonçalves. Ainda na Serra, Fábio Prado fez curadoria de exposições, idealizou vários projetos culturais, trabalhou na Secretaria Municipal de Cultura e lá montou seu próprio atelier de pintura. Mora em Goiânia, em Goiás, há onze anos onde segue atuando na área das artes como artista plástico e empreendedor cultural, sendo lá proprietário da Attos Galeria de Arte.

ESTILO
Seu estilo é voltado para o expressionismo e abstracionismo figurativo. Atualmente trabalha com um estilo de arte conceitual transcendental contemporânea que explora a intervenção urbana e os aspectos do indivíduo (o ser humano). Suas obras constituem figuras simbólicas e sentimentos com aspectos e tons fortes transmitidos através das cores. Atualmente ele contabiliza mais de mil obras incluindo pintura, gravuras, esculturas e instalação.

EXPOSIÇÕES COLETIVAS
19° Salão Jovem Artista da Mostra Regional Caxias do Sul, em julho de 2006; 2° Salão de Arte Afro-Brasileira no Memorial do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, em agosto de 2006; Salão de artes Plásticas da Região dos Vinhedos da UCS CARVI, Bento Gonçalves, em outubro de 2006; 1°, 2°, 3° Salão de Artes Fiema Brasil, da Fundaparque, entre 2008 e 2012; Exposição de Arte do Projeto Identidade da Fenavinho, em janeiro de 2009; Mostra Intervenção Urbana do Grafite, no Ginásio Municipal, em novembro de 2009; Exposição coletiva itinerante do Sesc na Região da Serra, em janeiro 2010; Exposição Art Experience, Grupo Brooks, em Março 2016; 1ª Exposição Coletiva, Do Cerrado para o Brasil , Bento Gonçalves, em Agosto 2016; O Novo Grito, Centro Cultural Octo Marques, em fevereiro 2017; Exposição Identidade Urbana, Galeria 588 Artshow, em março 2017; Césio 13, 30 anos do Acidente em Goiânia – Memórias e Reflexões, Goiânia, em setembr de 2017; A Arte Celebra Goiânia, Centro Cultural Octo Marques, em outubro de 2017; “Elas em Arte”, Galeria Frei Nazareno Confaloni, em abril de 2018; “Deus”, Buena Vista Shopping, em setembro de 2018; Goiânia em Arte, Centro Cultural Octo Marques, em outubro 2019; Goiânia Artedoor, Paço Municipal, outubro 2021.

EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL
Exposição Internacional de Cuba, em Havana, Brasil Mostra a tua cara, em fevereiro de 2007

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS
Vida Urbana, Sesc de Bento Gonçalves, em julho de 2009; Aspectos da Vida Urbana, Fundação Casa das Artes, em outubro de 2009; Aspectos da Vida Urbana, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em julho de 2010; Aspetos da Vida Urbana, Universidade Fetec, Semana Cultural, em agosto de 2010; Aspectos da Vida Urbana, hall nobre de exposição Shopping L’América, em fevereiro de 2011; Arte e Vida Sustentável, Sesi Indústria Goiânia, em novembro de 2013; Exposição Inesperadas Inspirações, Galeria 588 Artshow, em dezembro 2017; Estruturas Entre Linhas e Formas, Galeria 588 Artshow, em agosto de 2018; Estruturas Entre Linhas e Formas (FCA), Casa das Artes, Bento Gonçalves, em fevereiro de 2019; Aspectos da Vida Urbana, “Concreto”, Galeria 588 Artshow, em outubro 2019; VI Colóquio Estéticas Modernas e Contemporânea (PUC Goiás), Goiânia, em novembro 2019.

PROJETOS IDEALIZADOS
Projeto Identidade Cultural Fenavinho em janeiro 2009; Curadoria do espaço de arte Fenavinho Brasil em 2009; Projeto Grafite é Arte em novembro de 2008; Restauração das obras do artista plástico Francisco Xico Stockinger, “Guerreiros”, em outubro de 2009; Curadoria da exposição de fotografias de Bento Gonçalves, 101 anos de História, em outubro de 2009; Mural da Literatura Biblioteca Pública Castro Alves de Bento Gonçalves, em dezembro de 2009; Criação do Marco Fórum Social Mundial, Bento Gonçalves, fevereiro de 2010; Curadoria da Exposição Anastácio Dietrich Orlikowski, em agosto de 2010; Curadoria da Exposição de fotografia e poema Arte e Vinho Bento Gonçalves, 120 anos; Projeto Grafite é Arte II, em outubro de 2010; Projeto Muralismo, Arte para toda Parte, em outubro de 2010; Arte no Verão, Cultura Urbana, em fevereiro de 2011.

CENOGRAFIA
Cenário do evento Deu Certo em abril de 2010; 25ª Feira do Livro 2010, em maio de 2010; I Mostra de Teatro de Bento Gonçalves, Mandala de Histórias, em agosto de 2010; Cenário do Interplay Brasil, Estados Unidos, em setembro de 2010; e o cenário de O Auto da Compadecida, em dezembro de 2010.

Fotos: Acervo pessoal