Apresentado anteprojeto do Memorial dos Presidentes

82
Fonte: Departamento de Comunicação Prefeitura de São Borja

A atual Administração Municipal começa a articular ações para que São Borja possa implementar o antigo plano de implantação do Memorial dos Presidentes. Nesta quinta-feira, um grupo de técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento apresentou anteprojeto da obra ao prefeito Eduardo Bonotto e a instituições educacionais da cidade.

A proposta é que um amplo Centro Cultural seja colocado à disposição da comunidade, ao mesmo tempo resgatando a trajetória dos presidentes Getúlio Vargas e João Goulart.
O anteprojeto foi apresentado pelo secretário de Planejamento, engenheiro João Pedro Daitx, e pelos arquitetos Ana Belladona e Diego Bica. O encontro, no Gabinete do Prefeito, também teve a presença dos diretores locais da Universidade Federal do Pampa, Ronaldo Colvero, e da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Ismael Ramadan. O Instituto Federal Farroupilha também esteve representado.

De acordo com o secretário João Pedro Daitx, a previsão é que o Memorial dos Presidentes seja construído na Praça Tricentenário, Zona Sul da cidade, ocupando área de 2,5 mil metros quadrados. A projeção é que o investimentos em função da obra, a custos atuais, seja de R$ 7 milhões.

O prefeito Eduardo Bonotto disse, na oportunidade, que um fundo federal de recursos é alternativa para garantir a execução do projeto. Ele ressaltou que a confirmação da verba depende de busca e mobilização das lideranças políticas, das instituições educacionais e da comunidade de modo geral.

A intenção é que o Memorial dos Presidentes, uma vez construído, seja um espaço cultural a ser utilizado por todos os segmentos comunitários. Assim, alem do poder público municipal e das universidades, a ideia de que todos os são-borjenses possam ser diretamente beneficiados. A conclusão de todo o grupo reunido é que a mobilização de todos torna-se indispensável a partir de agora.