Apparício Mariense da Silva é homenageado em São Borja

736

A Câmara de Vereadores em São Borja promoveu sessão solene, assinalando mais um aniversário, na sexta-feira (13), da Moção Plebiscitária de Apparício Mariense da Silva.

Lei municipal estabelece cerimônia todos os anos, em 13 de janeiro, para celebrar a data histórica. Além de pronunciamentos, a sessão solene teve a entrega da Comenda Apparício Mariense da Silva ao poeta e escritor Rodrigo Bauer.

A honraria é uma das principais distinções conferidas pelo Legislativa, destacando a imagem do seu patrono. A sessão, esta manhã, foi presidida pelo vereador Eugênio Dutra, que, em 2017, foi eleito para dirigir a Casa.

A Moção Plebiscitária do então vereador são-borjense Apparício Mariense da Silva foi iniciativa que ganhou repercussão nacional. Quando imperava a Monarquia no Brasil, ele propôs e teve aprovado, em 13 de janeiro de 1888, o pedido para a realização de plebiscito no país, para os brasileiros escolherem entre continuidade do regime monárquico ou adoção da República.

A ideia ganhou a simpatia e a aprovação nacional, acabando por instituir o regime republicano, em 15 de novembro de 1889. A proposta também teve apoio da Maçonaria e é tida como fator determinante para o surgimento da República no país.

Além da Câmara de Vereadores, o nome de Apparício Mariense identifica uma das ruas centrais e uma escola na cidade.