Adolescentes devem ser vacinados contra a Meningite C e o HPV em São Borja

302

Em todo Brasil, 10 milhões de adolescentes devem ser vacinados contra a Meningite C e contra o HPV. A medida foi anunciada pelo ministério da Saúde, durante lançamento de campanha publicitária de Mobilização e Comunicação para a Vacinação desses adolescentes.

Segundo o ministério, a melhor estratégia para garantir a cobertura vacinal desses jovens é a escola. Deverão ser vacinadas contra o HPV, meninas de nove a 14 anos e meninos de onze a 14 anos.

Neste ano, o Ministério da Saúde está ampliando a faixa etária da vacina meningite C, que agora passa a ser 11 a 14 anos de idade. No ano passado, estavam sendo vacinados contra a doença meninas e meninas de doze a treze anos.

O Ministério da Saúde considera fundamental a participação das escolas para reforçar a adesão dos jovens à vacinação e, consequentemente, promover a redução futura do câncer de colo de útero, terceiro tipo de câncer mais comum em mulheres e a quarta causa de morte por câncer no país. Em São Borja os jovens que se encaixam nesses faixas etárias podem procurar a Central de Vacinas e as ESF’s que possuem sala de vacinação.