O sonho da maioria das pessoas é poder despertar ao amanhecer
Tomar um delicioso café da manhã
Abraçar ou beijar o cônjuge e os filhos
Ir para o trabalho
Fazer algo produtivo e inspirador
E depois da labuta,
Praticar algum esporte
Ou encontrar velhos amigos para compartilhar suas aspirações e tristezas
Depois voltar para casa
Passar um agradável e harmônico tempo com sua família
e, no final do dia, ir para a cama com alguém que ama e que o ame também.
Ou seja, geralmente o que as pessoas desejam não é muito, eles só querem um benevolente, ascendente e amoroso caminho pela jornada da vida.
Sem sombra de dúvidas, a vida neste planeta seria uma incrível viagem se assim fosse o tempo todo.
Mas, de alguma forma, a realidade parece não ter o mesmo previsível e constante fluxo no plano da jornada humana.
Mas porque que isto acontece?
A inconstância e a imprevisibilidade acontecem porque as pessoas possuem distintos e, às vezes, antagônicos desejos e, para alcançá-los elas manipulam, omitem, enganam, maltratam, mentem e abusam de seus entes queridos, de seus conterrâneos, de seus ambientes e de suas estruturas sociais.
E frequentemente, suas egocêntricas e impiedosas ações criam tremendas convulsões e dissociações na família, na política, na economia, nas religiões, nas indústrias e nas instituições e, como consequência, violentamente perturbam o desejável e gentil padrão daquelas pessoas simples cujo singelo desejo é simplesmente ter um cotidiano com imperturbadas rotinas.
Além disso, todas as turbulências causadas por indivíduos implacáveis e desalmados enviam ondas de choque que afligem todo os seus entornos e causam angústias, raivas e tristezas na vida das pessoas simples as quais, por sua vez, por não saberem lidar com as complexidades dos seus ambientes, entram em um estado indesejável de desesperos, de tribulações e de desesperanças que destróem a simplicidade e a fluidez de suas descomplicadas e não problemáticas existências.
Certamente, esses são alguns dos tenebrosos e angustiantes desafios que as pessoas simples enfrentam num mundo complexo que parece estar muito interessado em perturbar, em desajustar e em irritar suas vidas imensamente humildes, sinceras e cândidas.
Em outras palavras, vivemos num mundo supercomplexo, habitado por pessoas simples.
Então, que complexidade que alguns complicados indivíduos tentam impor aos seus ambientes seja minimizada pelo antídoto da simplicidade e da naturalidade das pessoas simples para que assim, simplificadamente,
Os Amanheceres sejam mais auspiciosos
Os Cafés-da-manhã sejam mais tranquilos
Os Trabalhos mais cooperativos
Os encontros mais harmônicos
Os sorrisos mais autênticos
Os abraços mais espontâneos
Os jantares mais festivos
E os adormeceres mais leves.
Como citar este Pensamento:
Cargnin dos Santos, Tadany. Um mundo complexo, habitado por pessoas simples.