Para cada papel que desempenhamos em nossas vidas, a necessidade de comunicação se altera: conversamos com amigos de maneira diferente do que com nossos avós e não é possível discutir futebol com o mesmo vocabulário que utilizamos numa empresa, por exemplo.
Confira a seguir as 5 habilidades fundamentais para se comunicar da melhor maneira com seus colegas de equipe.
1. Saber ouvir
Esta frase pode até ser um clichê, mas nem por isso deixa de ser verdadeira: “temos dois ouvidos, mas apenas uma boca”. A expressão denota a importância de ouvir antes de se pronunciar sobre um tema.
2. Ter clareza e concisão
No ambiente corporativo, o tempo é restrito e todos estão sempre ocupados. Portanto, para se comunicar com assertividade, o ideal é se preparar antes de reuniões, por exemplo, para evitar perda de tempo e confusão.
3. Dar feedback
Muitas vezes esquecido na correria corporativa diária, o feedback é ferramenta poderosa para grupos que têm objetivos em comum. Assim sendo, saber dar feedback é estratégia de comunicação especialmente importante para times que desejam avançar em seus projetos com maior rapidez.
4. Saber negociar
Saber negociar está longe de ser uma skill exclusiva das áreas comerciais das empresas. Se no dia a dia negociamos constantemente, imagine, então, no ambiente corporativo.
5. Ser flexível e adaptável
O seu trabalho em uma empresa não é restrito ao seu ambiente imediato e, ainda que seja, é importante saber se relacionar com as pessoas, independente de suas culturas, origens ou posições hierárquicas. Entender o conceito de diversidade é fundamental para uma trajetória profissional vencedora.