40 de Colunismo Social – Deco Almeida – Por Personalidades

277

Comemorar 40 anos de colunismo não deixa de ser um marca indelével nas andanças do tempo. Amigos de todas as latitudes tem enviado mensagens de congratulações como algumas que hoje ocupam este espaço.

– Ivan Mattos

Deco Almeida merece todos os cumprimentos que tem recebido por atuação na página social da Folha de São Borja, trabalho que executa com maestria há 40 anos. Além de um colecionador de artes e antiguidades, é um colecionador de afetos, espalhados pelo Rio Grande, não só de quem é notícia, mas de quem o acompanha em sua brilhante trajetória. Como se comenta, ele é uma festa, um agregador, um mestre das relações pessoais. Ao ingressar nas redes sociais, extrapolou suas atividades e foi conquistando mais amigos e admiradores mundo afora, marcando presença e esbanjando elegância. Meus parabéns, Deco, é uma honra privar de sua amizade!

– Paulo Caetano

Meu amigo Deco Almeida chega a 40 anos de colunismo social em São Borja: um cronista que narra o acontecer do seu tempo com elegância e bom gosto, abrindo mão de vaidades pessoais para distribuir o bem de que seu coração sempre está farto. Obrigado, amigo, por tua bondade apoiando minhas modestas ações quando estive a serviço da comunidade.

– Juremir Machado da Silva

Deco Almeida completa quarenta anos de colunismo social em São Borja. Bravo! Impossível não o conhecer ou não ser entrevistado por ele quando se vai à cidade de Getúlio e Jango. Correto, gentil, bem-informado, afiado nas perguntas e nas suas notas, Deco é voz e texto junto ao rio Uruguai. Tive a alegria de conversar com ele algumas vezes nos belos dias em que me dediquei a pesquisar e estudar a vida dos grandes presidentes nascidos em São Borja. Jornalismo é profissão complexa, manhosa, cheia de armadilhas. Não é fácil se manter por quatro décadas lidando com palavras, personalidades, ambições, desejos, frustrações e esperanças. Só craques resistem tanto tempo. Bravo!

– Andreia Coimbra

Hoje, quero prestar uma homenagem especial ao Deco Almeida, que completa 40 anos de colunismo social. São quatro décadas acompanhando os eventos mais importantes da alta sociedade de São Borja e registrando-os com sua elegância e bom gosto únicos. Seu trabalho é uma referência para todos nós que admiramos a arte do jornalismo social. Ao longo desses anos, o Deco nos presenteou com histórias, fotos e informações exclusivas que nos transportam para um mundo de glamour e sofisticação. Seu olhar apurado captura detalhes que muitas vezes passam despercebidos aos demais, tornando suas colunas sempre surpreendentes e cativantes. Seu trabalho ajudou a consolidar a importância do colunismo social como fonte de informação e entretenimento. Querido por muitos, ele é uma verdadeira referência e um exemplo de profissionalismo e dedicação. Parabéns, Deco Almeida, por esses 40 anos de carreira, que sua jornada continue sendo repleta de sucesso, reconhecimento e muitas histórias incríveis para contar. Todos nós agradecemos por sua contribuição e por sua presença em nossas vidas.

– Lígia Fagundes Riesgo

É com imenso prazer, alegria e gratidão, que escrevo estas linhas para te cumprimentá-lo pelos 40 anos de Colunismo. Foi num mês de maio, mês das mães, das noivas, de plantações…que estreastes no Colunismo da Folha de São Borja, a partir daí transcendestes a outros meios de comunicação, assim como mestre de cerimônia em eventos.

O que iniciastes como colunismo social, aos poucos e através de muita dedicação, foi transformado-se também em jornalismo informativo, com fotos e textos de qualidades, pois és um jornalista, quando relatas acontecimentos da vida social, economia, politica, e da história diária da nossa cidade, fazendo com isso a Coluna Social ser moderna, versátil, ousada, informativa, histórica e atraente aos leitores, por transmitir a cultura, e a história de nossa amada Terra, sendo inclusive material de pesquisa para muitos historiadores.

Vivendo longe de Nossa São Borja, através da leitura da coluna, alimentamos as saudades e saciamos curiosidades sobre nossos conterrâneos, das antigas e das novas gerações. Através de ti e teus escritos, mantemos um vínculo vivo com nossa querida São Borja e seu povo, e somos gratos a ti, pois isso nos trás também sucesso e afetos para perto.
Parabéns pelos 40 anos de Colunismo! Que tua luz continue a brilhar, através de teus textos, de teu jornalismo! Que venham mais e mais anos de sucesso, com saúde, viagens, estudos e alegrias. Abração.

 

– Maria Tereza Veloso

Oi, Deco!

Vê o que observou o escritor italiano Ítalo Calvino: ,”(…) a cidade não conta o seu passado, ela o contém como as linhas da mão. (…) Ela vive e sobrevive de suas recordações, da memória, dado que a memória é redundante: repete os símbolos para que a cidade comece a existir; dos desejos, dos símbolos. Disso podemos concluir que a cidade não existe se não estiver carregada de lembranças:  sem elas as cidades serão “invisíveis” em sua concretude.”.

Parabéns, Deco, prezado amigo e colega de jornalismo!

É assim que te vejo, olha aí!

Há quarenta anos, com teu olhar atento e sensível, vens observando e registrando as sinuosidades da vida social são-borjense.

A cada registro teu na FSB, acrescentas uma palavra, um traço, um perfil, delineando a face da sociedade local.

A cada semana agregas em tua Coluna não só registros do vigor e da beleza dos jovens, que inundam e transcendem espaços públicos e eventos de reconhecida e aceita tradição comunitária.

De igual maneira, atribuis o devido e merecido realce à desenvoltura na estética do bem vestir e bem agir de senhoras e senhores, em espaços e ocasiões marcantes, em especial quando o glamour individual é o destaque, por estar emoldurado pelo vínculo do respeito e admiração granjeados junto à comunidade, pelas ações pessoais ou familiares nos diversos âmbitos da vida do Município.

Parabéns, Deco! Vida longa a ti e tua Coluna social! Grande abraço, amigo e colega!