20ª Semana dos Museus define a sua programação em São Borja

16

A partir da segunda quinzena de maio, acontece a 20ª Semana Nacional do Museus. Sob coordenação geral do Instituto Brasileiro dos Museus, o tema em 2022 é “a força dos museus”. Em São Borja, todos os museus sob gestão da Administração Municipal terão atividades, sob coordenação da Secretaria Municipal de Cultura, Turismos, Esporte e Lazer.

Os espaços culturais são os museus Getúlio Vargas, João Goulart, Missioneiro Apparício Silva Rillo e Ergológico da Estância. As ações serão seminários, palestras, exposições, visitas guiadas e debates sobre o potencial histórico-cultural.

É relevante que uma cidade do porte de São Borja tenha cinco museus administrados pela Prefeitura, sendo necessário que a comunidade se aproprie efetivamente desses espaços, visite e conheça esse rico potencial”, ressalta o Prefeito Eduardo Bonotto.

Já a Secretária de Cultura, Vânia Alves Cardoso, observa que: “após a reabertura dos museus que haviam sido fechados ao público devido a pandemia, é bem maior a visitação, e não apenas de turistas, mas também dos são-borjenses”.

No Memorial João Goulart a programação será em 18 de maio, a partir das 8 horas. Estão previstas manifestações da Secretária Vânia Alves e do Secretário Municipal de Educação, João Carlos Reolon, que falará sobre “educação como instrumento transformador na sociedade”. Já os professores Adriana Duval e Miro Bacin, da Unipampa, abordarão “memória e cotidiano: narrativas oriundas de registros fotográficos e objetos expostos em museus”. Encerrando a programação nesse museu no dia 18 de maio, as acadêmicas da Unipampa Julianny Cardoso e Moiziane Utzig falarão sobre o tema “O que o passado nos ensina: lições oriundas das reportagens para o projeto Crônicas da Cidade.

Seguindo sua programação, o Memorial João Goulart também promoverá uma live no dia 25 de maio, às 19 horas, sobre o poder dos museus no turismo. A atividade será comandada pela professora em Educação, Ciência e Tecnologia do IFFar, graduada em Turismo, Eliane Martins Coelho.

Na Casa/Museu Getúlio Vargas, de 16 a 22 de maio, das 8 às 16 horas, haverá exposição e concurso cultural abordando a árvore genealógica da família Dornelles Vargas. O espaço cultural estará aberto, em caráter permanente à visitação. Isso permite uma viagem no tempo através das várias “estações temporais” organizadas.

No Museu Missioneiro Apparício Silva Rillo, de 17 a 23 de maio, das 8 às 16 horas, haverá exposição de esculturas de artista local e peças da reserva técnica do museu. Nos dias 17 e 18 de maio, a partir das 19 horas será realizado na Câmara de Vereadores, um seminário sobre a contribuição da Cultura Missioneira na formação e emancipação da comunidade são-borjense.

Por sua vez o Museu Ergológico da Estância promove exposição a partir de 17 de maio, às 10h. A iniciativa promove resgate, através de pesquisa e depoimentos sobre a trajetória de Ubirajara Oliveira Fontoura para a cultura de São Borja. A mostra vai permanecer por algumas semanas no museu.

Texto e Imagem: DECOM PMSB