Primeiro caso de dengue é registrado no município

1397

 

O secretário da Saúde Moacir Auzani falou em entrevista no Programa Momento do Executivo nesta terça-feira (29/03) sobre o primeiro caso de dengue constatado em São Borja.

De acordo com Auzani, o homem que contraiu a doença é um caminhoneiro de 60 anos que reside no Bairro Bettim, e provavelmente a doença foi contraída em Minas Gerais onde o caminhoneiro estava a trabalho.

O material do paciente foi coletado no dia 03 de março, mas o resultado positivo chegou nesta segunda (28/03). O caminhoneiro foi devidamente tratado e já voltou as suas atividades.

O secretário informou que ainda nesta terça-feira (29/03) será feita a aplicação do inseticida em torno de 1 km da residência do paciente. Moacir ressalta que já há aproximadamente 600 casos de focos do mosquito encontrados no município em 3 meses e pede a atenção redobrada da população para que não deixem água acumulada para evitar a proliferação do Aedes Aegypti.

O médico de atendimento especializado Dr. José Volnei Pires que fez o atendimento ao primeiro paciente confirmado de dengue, pede a comunidade que nos primeiros indícios e sintomas procure atendimento médico. Volnei destaca alguns sintomas que devem ser observados e como diferenciar doenças como Dengue, Zika Virus e Chikungunya que são transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes Aegypti:

Dengue: Tem curso de 7 a 10 dias (considerado a fase crítica onde os sintomas podem ou não, ficar mais agressivos), geralmente assemelha-se a uma gripe. Sempre apresenta febre alta, coceiras e dores leves nas articulações, vermelhidão na área dos olhos e pode apresentar manchas avermelhadas pelo corpo.

Zika Virús: os sintomas podem aparecer em 24 horas. Febre baixa,dores nas leves nas articulações ,coceira leve ou intensa e pode ocorrer vermelhidão na área dos olhos.

Chikungunya: os sintomas aparecem em 48 horas. Febre alta de início,dores fortes nas articulações,apresenta coceira e vermelhidão.

Fonte: Decom/Prefeitura de São Borja