Concurso para sargento do exército mobiliza jovens de São Borja

115

Muitos jovens de São Borja estão na expectativa para conferir o edital do concurso da Escola de Sargento das Armas do Exército Brasileiro. Especialistas na área de educação indicam que uma das melhores alternativas para se preparar é realizando aulas particulares.

De acordo com a própria Escola, o certame, tradicionalmente divulgado com 1.100 vagas, deve ser publicado em fevereiro. As oportunidades deverão ser destinadas as áreas Geral Masculino (910), Geral Feminino (100), Saúde (60) e Música (40).

Uma novidade, é que o concurso deste ano contará com a matéria de inglês. O especialista na área de educação, professor Roberto Pires, diz que a introdução dessa nova matéria aumenta a exigência de preparação aos candidatos.

“É importante que os candidatos entendam que somente com a preparação escolar é bem difícil de conseguir a aprovação. Por isso, nós oferecemos aulas especificas em preparação para a prova. As chances de aprovação aumentam muito assim”, conta Pires.

Concurso ESA

Para concorrer a uma das vagas no Concurso Exército ESA, o candidato deverá: ter concluído o ensino médio; possuir, no mínimo, 17 e, no máximo, 24 anos de idade, com exceção das áreas de Saúde e Música, cuja idade máxima será de 26 anos até o término da matrícula; ter no mínimo 1,60m de altura se do sexo masculino ou 1,55m se do sexo feminino e não ser oficial ou aspirante-a-oficial na ativa das Forças Armadas ou das Forças Auxiliares são requisitos para participar do certame.

De acordo com a tabela de vencimentos dos militares, durante o curso de formação, o aluno receberá ajuda de custo para moradia, alimentação e assistência médica, odontológica e psicológica. Após formado, o sargento recebe inicialmente R$ 3.825,00.