52ª edição do Concurso de Músicas para o Carnaval

350
Texto: DECOM Prefeitura de São Borja Fotos: Popô e DECOM

Uma multidão acompanhou a final do Concurso de Músicas para o Carnaval Apparício Silva Rillo no sábado (26/01). A 52ª edição trouxe ao palco Carlito Campos velhos conhecidos do público e vencedores de vários festivais como Eraldo Mazarem, Chico Saratt, Roberto Duran entre outros, mas também novos nomes como Lú Schiavo, cantora nativista de São Gabriel que se apresentou pela primeira vez no Festival de São Borja.

A melhor Marcha foi escolhida a música Rosa das Rosas uma composição do Grupo São-borjense Nego Bom, letra e melodia de Cláudio Rapetti Rodrigues, execução que rendeu a Roberto Duran o prêmio de melhor intérprete.

Já o melhor Samba foi para o grupo Essência de São Gabriel com a canção Samba Invertido interpretada por Lú Schiavo.

O evento começou com um ‘minuto de silêncio’ em homenagem e solidariedade às vítimas da tragédia na cidade de Brumadinho em Minas Gerais.

A noite ainda contou com os pronunciamentos das autoridades como prefeito em exercício Roque Feltrin, representando a Câmara de Vereadores Élvio Feltrin, o presidente da Comissão dos Festejos de Carnaval Edson Damião Ribas, secretário de Cultura Íbaro Rodrigues, o Gerente do Sesc Mauro Perobelli.

Uma das novidades, este ano, foi a transmissão ao vivo, através do Facebook, pela página da Prefeitura. A plataforma à disposição possibilitou que milhares de pessoas pelo Brasil acompanhassem o festival em todos os seus detalhes.

No intervalo, o show ficou por conta da Banda BF Brasil, uma programação em parceria da Prefeitura com o Sesc. O Show animou o Cais do Porto e colocou a multidão para brincar e dançar, sendo uma prévia do que está por vir no Cais Folia, que será realizado este ano em quatro noites de 1° a 4 de março.

Cinco referências ligadas à cultura musical integraram o grupo de jurados do Concurso Regional de Músicas para o Carnaval. Atuaram o poeta, compositor e escritor Clemar Dias; o músico Alberto Roque Matoso; o advogado, poeta e escritor Pedro Luiz Pinto; músico profissional Cecílio Guimarães e o carnavalesco Antônio Carlos Camargo.

Premiações:

Melhor arranjo – Música Lembranças – Grupo Marca Passo – São Borja.

Melhor Letra – Inacabado – Grupo Nascente – Santa Maria.

Melhor Melodia – Samba Invertido – Grupo Essência – São Gabriel.

Melhor Intérprete – Roberto Duran – C / Música Rosa das Rosas – Grupo Nego Bom – São Borja

Música Mais Popular – Um Tal Exame – Grupo Boêmios da Madrugada – São Borja – Com 132 pontos.

1ª Melhor Marcha – Rosa das Rosas – Grupo Nego Bom – São Borja

2ª Melhor Marcha – Parceira dos Amores -Grupo Água Boca – São Borja.

3ª Melhor Marcha – Música Poeta Mário Barbará – Grupo da Casa – São Borja

1ª – Melhor Samba – Samba Invertido – Grupo Essência – São Gabriel

2ª Melhor Samba – Amor de Carnaval – Grupo Água na Boca – São Borja

3ª Melhor Samba – Inacabado – Grupo Nascente – Santa Maria.