Unipampa recebe conceito 4 no Índice Geral de Cursos de graduação

11
Foto: Weber Jr. Fotografia
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na última semana o resultado do Índice Geral de Cursos (IGC), no qual a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) ficou com o conceito 4. No Rio Grande do Sul, apenas a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) teve conceito 5, nota máxima do IGC.

Para calcular esse índice, são levados em conta os seguintes aspectos: a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC), considerando o último ciclo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) como referência; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação trienal; e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação ou pós-graduação stricto sensu).

O reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, define que o conceito obtido mostra a consolidação da instituição. “A Unipampa vem galgando de forma consistente, dando passos que denotam o avanço. Os desafios aumentam cada vez mais, entramos 2020 com a pandemia e a Unipampa pôde colaborar ao trazer desenvolvimento e estreitar sua ligação com a sociedade. A Universidade vem prestando um trabalho social junto a toda nossa comunidade em todos os campi.”