Um talento nacional

3689
O são-borjense Rudimar Riesgo

Rudimar Riesgo não deixa de ser uma celebridade exportada por sua terra natal para evidenciar-se junto a classe médica brasileira, depois de estudar em São Borja e Santa Maria onde formou-se em Medicina pela UFSM.

Numa escalada crescente e notória em sua caminhada profissional, Rudimar especializou-se em Neuropediatra no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde atualmente trabalha como professor de Medicina e Chefe de Neuropediatria, pois é mestre e doutor em Pediatria pela UFRGS com treinamento em epilepsia no Miami Children’s Hospital. Na atualidade lidera grupo de pesquisa de dezesseis projetos em andamento em várias áreas, especialmente autismo, AVC e epilepsia.

Com uma trajetória das mais bem sucedidas, Rudimar Riesgo chamou atenção da mídia nacional, como destacou a revista Isto É em entrevista, onde ele fala da pesquisa com a proteína GRP que está sendo testada como uma possível opção para o tratamento de autismo.

Esta proteína vinha sendo pesquisada pelo Oncologista Gilberto Schwartsmann há dez anos como possível tratamento de algumas formas de câncer, e vem sendo testada no autismo há quatro anos. Ele também já organizou dois livros sobre sua especialidade além de escrever vários capítulos no campo da neuropediatria. Um orgulho para São Borja, indiscutivelmente. Aqui residem seus pais Jade e José Maria Riesgo.