Tributo a Telmo de Lima Freitas é destaque em São Borja na 19ª Semana Nacional dos Museus

18
Foto: Reprodução/internet

Entre os dias 17 e 24 de maio, ocorre no país a 19ª Semana Nacional dos Museus, este ano com o tema Recuperar e Reimaginar. Em São Borja, a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SMCTEL) terá atividades em todos os cinco museus sob sua administração, e desenvolverá a programação em período mais longo, até 1º de junho. A razão para isso é a homenagem a ser prestada ao poeta, cantor e compositor são-borjense Telmo de Lima Freitas, recentemente falecido. Em função da pandemia de Coronavírus e dos protocolos de distanciamento social, todas as atividades serão online, com transmissão pela página do Facebook da secretaria.

No Memorial João Goulart, no dia 17, às 10h30min, haverá entrevista com historiador Ramão Aguilar e exibição de vídeo institucional. Já no Museu do Esporte, no dia 18, às 15h30min, haverá entrevista com o atleta Polaco, destaque no cenário esportivo em São Borja e no país. Também será feita transmissão de vídeo institucional.

No Museu Missioneiro Apparício Silva Rillo, no dia 19, às 10h30min, ocorrerá entrevista com Caroline Batista, relatando sobre sua experiência como secretária municipal de Cultura e a conjuntura do setor. Igualmente será transmitido um vídeo sobre o museu. Já no Museu de Estância, na sede dos Angüeras, mas sob gestão da secretaria, a programação será no dia 20. Às 15h30min, será entrevistada Tatiana François da diretoria do grupo Amador de Arte Os Angüeras. Ainda haverá exibição de vídeo.

Tributo a Telmo

São Borja aproveita a Semana Nacional do Museus para homenagear um dos seus filhos mais ilustres – Telmo de Lima Freitas. O poeta, cantor e compositor é uma das principais referências da produção cultural do Rio Grande do Sul. Nascido na cidade, no bairro Paraboi, em 13 de fevereiro de 1933, ele faleceu em Cachoeirinha, em 18 de fevereiro de 2021, aos 88 anos.

O prefeito Eduardo Bonotto ressalta que “a homenagem é mais do que merecida, pois Telmo é unanimidade entre os são-borjenses, por sua produção artístico-cultural eclética e inspiradora e por sua simplicidade e grandeza como ser humano”. Através da SMCTEL, o artista plástico Rossini Rodrigues está produzindo um busto também como homenagem. A titular da pasta, Vânia Alves Cardoso, ressalta que o tributo a Telmo será no Museu Getúlio Vargas, em programação que se estenderá até 1º de junho, reunindo algumas das maiores expressões do nativismo gaúcho.

Confira o cronograma das apresentações virtuais a serem transmitidas pela internet na página da Secretaria de Cultura no Facebook:

Em 17 de maio, às 9h, Luiz Carlos Borges apresentará ‘Prece ao Minuano’. Já às 14h Borges recita ‘Versos Freitas’. No dia 18, às 9h, ‘Prenda Minha’ será cantada por Pirisca Greco e às 14h será a vez de Raul Quiroga brindar com ‘Esquilador’.

Em 19/5, às 9h, Flávio Hansen interpreta ‘Cavalos’. Às 14h será ouvido ‘Pago Santo’, na voz de Desidério Souza. No dia 20, às 9h, o poeta, compositor e pesquisador Rodrigo Bauer dará seu depoimento sobre a vida e obra de Telmo de Lima Freitas. Já às 14h o radialista Íbaro Rodrigues falará sobre o perfil e contribuições do homenageado. No dia 21, 9h, Oristela Goulart Alves entregará a interpretação de ‘Prece ao Minuano’. Às 14h Loma Pereira e Mário Tressoldi mostrarão ‘Preto Velho Celestino’.

A série de homenagens prossegue no dia 22. Às 9h será a vez de ouvir ‘Menina Lavadeira’ com Luis Carlos Canabarro e Karmim Lima. Já às 14h, haverá visita virtual ao galpão de Telmo em Cachoeirinha. Em 23 de maio, 9h, Giovanni Lemos entrega a interpretação de ‘Lembrança’ e às 14h, de ‘Prenda Minha’. No dia 24, 9h, Everton Rodrigues Meus fará viajar na interpretação instrumental de ‘Defumando Ausências.’ ÀS 14h, Markinhos Bittencourt também interpreta a composição.

Às 9h do dia 25 será a vez de ouvir ‘Ciranda do Amanhã’ com Charles Arce. Às 14h ‘Os Gauchillos do Pampa’ será trabalho apresentado por João Sampaio e Charles Arce. Em 26/5, às 9h, Chico Saratt oferece ‘Prece ao Minuano’. Já Erlon Péricles interpreta ‘Inverno Bravo’, às 14h. No dia 27, Thomas Rischter Freitas e Matheus Rischter apresentam a composição ‘Alma de Galpão’, às 9h. ÀS 14h vai ao ar depoimento sobre a obra de Telmo Freitas na avaliação de Natanael Freitas.

Em 28 de maio a interpretação musical das 9h será ‘Cantiga de Ronda,’ com Nelci Vargas e Talyta Vargas. Às 14h Chico Bastos recita o poema ‘Amigo’, de Adriano Silva Alves e Chico Bastos. No dia 29, 9h, Ildefonso Milcharek Charek entrega ‘Ciranda do Amanhã’ e às 14h Telmo Rodrigues detalha o legado do homenageado para a cultura gaúcha. ‘Pago Santo’ será ouvido dia 30, às 9h, com Vinícius Ribeiro, e às 14h será apresentado ‘Um Domingo no Resbalo’ com Vinícius Ribeiro. No dia 31, 9h, serão exibidas ilustrações de Graco Bonetti sobre Telmo e às 14h haverá entrevista com Vânia Alves Cardoso, titular da SMCTEL. Finalmente em 1º de junho, às 9h, será recitada a poesia de Telmo ‘Lembrança Tolas’’ e às 14 h Amigo Souza rende seu Tributo ao Missioneiro, encerrando a programação.