Três Perguntas

175
Foto: Arquivo pessoal

Morando em Londres há mais de uma década a são-borjense Marcela Rodrigues nos conta da movimentação em torno dos funerais da Rainha Elisabeth.

Deco – Como brasileira morando aí, como sente a morte da Rainha Elizabeth?
Marcela – Nos últimos anos, ouvi sobre os protocolos da morte da Rainha Elizabeth e particularmente achei que a cidade de Londres simplesmente pararia assim como nos dias de lockdown, mas na sexta-feira, dia posterior ao anuncio, a realidade foi diferente. Talvez pelo fato do falecimento não ter ocorrido no Castelo de Windsor ou Buckingham Palace, o clima era de luto, mas a maioria do comercio abriu normalmente, sem muitos cancelamentos de eventos. A vida seguiu quase na normalidade.

Deco –  Qual a recepção do povo ao Rei Charles?
Marcela – Rei Charles III recebe o reinado no momento que a Inglaterra acaba de eleger a nova Primeira Ministra no meio de uma onda de crise politica e financeira. Houve alguns protestos pacíficos, abafados pela policia. A reverencia aos monarcas não é unanime, mas as pessoas estão receptivas e solidarias com a morte da Rainha, mesmo Rei Charles não tendo o carisma de sua mãe e ainda lembrado pelos escândalos em seu casamento nos anos 90.

Deco – O que pode mudar com um novo reinado?
Marcela – Acredito que não teremos mudanças drásticas em relação a troca de monarca, Rei Charles sempre foi avido no seu trabalho filantrópico e fala-se que ele erguera muito a questão do meio ambiente. Gradativamente haverá mudanças nos símbolos e brasões, mas nada pontual em relação ao seu Reinado.