Sem aviso prévio- Maria Thereza VELOSO

400

A renomada professora universitária e consagrada escritora Maria Thereza Veloso, que assina Prisma, uma das colunas mais lidas da Folha de São Borja, em poucas palavras debruça seu olhar sobre a pandemia que se abate sobre o planeta. Muito legal!

“Ironia das ironias! Ignorando previsões sobre um possível confronto bélico-nuclear semelhante aos dois anteriores, o vigésimo ano do século 21 sofre a magnitude da 3ª Guerra Mundial. Sim, ela chegou, democrática e avassaladora.

O carrossel das potências, que continua a investir milhões, bilhões em armas de todas as espécies, calibres e alcance, cai de joelhos, impotente, diante de uma arma jamais imaginada em alcance e mortalidade. Capitula indefeso, frente ao inimigo. E quem é ele? Um vírus invisível a olho nu, impalpável, mas tão mortal dentro do corpo humano, quanto frágil fora dele. Tanto assim que não aguenta conviver com água e sabão…

A sociedade não será a mesma depois desta 3ª Guerra Global. Está dado o alerta. O mundo que renascer ou sobreviver a esta eclosão de mortes e dor resultará do empenho e da vontade de cada ser humano.

Pelo respeito à vida, este é o repto atual: ciência e consciência.”