São Borja trabalha para minimizar efeito da seca

151

A Secretaria Municipal da Agricultura e do Meio Ambiente (SMAMA) intensifica ações visando garantir o abastecimento de água a comunidades rurais no interior do município. Localidades como Mato Grande, São Marcos e Ivaí devem receber atendimento, em caráter emergencial, ao longo dos próximos dias, e também medidas que permitem soluções mais duradoras.

Esta semana, a SMAMA e a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos deram assistência à região de São Miguel. Houve vistoria no sistema de abastecimento e a recuperação no quadro de comando. Também houve reparação na rede que abastece Samburá.

O diretor de Desenvolvimento Rural da Secretaria da Agricultura, Frederico Machado, solicita aos moradores do interior do município que mantenham a secretaria informada com relação ao adequado funcionamento dos 63 poços artesianos existentes em áreas rurais. O pedido é no sentido de que, diante de qualquer problema operacional, o fato seja comunicado para a adoção de providências.

Arborização

A Secretaria Municipal da Agricultura e do Meio Ambiente continua solicitando à comunidade que faça a aguada das mudas de árvores que foram plantadas em vias públicas na cidade, no ano passado. Foram plantadas 250 novas mudas nos passeios públicos, e que, com a atual estiagem, precisam ser regadas diariamente, para reposição de umidade no solo e para evitar que as novas espécies acabem morrendo.

De acordo com o secretário Eugênio Dutra, neste ano o projeto de arborização urbana deverá ser intensificado. A meta é que mais vias públicas sejam abrangidas. Em 2021 a operação atingiu principalmente as ruas que foram os principais corredores de ligação entre a Zona Sul da cidade com a região do Cais do Porto, na região Norte.

 

Texto e foto: DECOM PMSB