São Borja será representada com participação no Festival Gaúcho de Inclusão

11
Foto: MTG/RS

O município de São Borja está representado no Festival Gaúcho de Inclusão. O evento é promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e está fazendo apresentações artístico-culturais por meio da internet, devido à pandemia da Covid-19. Os participantes são Franciele Cogo, na modalidade de Dança Gaúcha de Salão, Lúcio Motta e Gabriel Rojas participando da modalidade Trova e Brenda Greff, na Modalidade Danças Tradicionalistas.

A participação do município foi por meio da parceria da Secretaria de Cultura e do Centro Nativista Boitatá, com sua invernada Diversidade na Arte. A entidade tradicionalista é a primeira na região a formar e manter uma invernada inclusiva, reunindo pessoas especiais entre seus integrantes. A participação no festival se dá em três modalidades da arte tradicionalista: trova, dança tradicional e dança de salão.

A secretária Vânia Cardoso ressalta que, além do Boitatá, as demais entidades tradicionalistas do município ainda podem participar do evento. As inscrições devem ser feitas juntamente com a Secretaria até o dia 30 de abril, desde que os trabalhos de realização sejam desenvolvidos por portadores de necessidades especiais.
As equipes da secretaria, do Boitatá e do Departamento de Comunicação da Prefeitura (Decom) realizaram as gravações das apresentações de dança e trova. Os conteúdos estão sendo publicados na página da Secretaria de Cultura no Facebook. O MTG definirá os vencedores no festival, com base no número de curtidas nas redes sociais. “A nossa expectativa é que a comunidade também seja parceira da iniciativa e, através dos seus ‘likes’, garanta prêmios para São Borja”, ressalta a secretária Vânia Cardoso Alves.