Retomada as obras do Centro de Atendimento ao Turista

45

Durante a semana, estão sendo retomadas as obras na Praça XV de Novembro, do Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Como o local abrange uma região que abriga sítios arqueológicos de valor histórico, as obras foram embargadas em 5 de outubro de 2021 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional). No entanto, um acordo entre o Município e o IPHAN, na Justiça Federal, liberou a retomada da construção, mediantes condições.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico condicionou a retomada da instalação do CAT à contratação dos serviços de um arqueólogo para acompanhar escavações no entorno da construção, determinando se eventuais materiais encontrados têm valor histórico. A Administração Municipal contratou os serviços de uma arqueóloga, que em algumas semanas é esperada para acompanhar a pesquisa arqueológica na praça. Enquanto isso, a empresa Inove Engenharia, vencedora de licitação, recomeçou seus trabalhos para o futuro funcionamento do Centro de Informações Turísticas, respeitando a determinação de retomada parcial, sem interferir no solo da área.

De acordo com o Departamento de Projetos e Edificações (DPE) da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Projetos (SMPOP), 54% dos trabalhos estão concluídos. Sendo os trabalhos retomados com a instalação da cobertura do CAT.

O prazo de execução termina em 14 de fevereiro de 2023. O prefeito Eduardo Bonotto comemora a retomada das obras: “nosso objetivo desde o início foi contribuir com o desenvolvimento turístico de São Borja, infelizmente, tivemos imprevistos causados por denúncias que fizeram com que além do atraso da obra, o investimento financeiro aumentasse consideravelmente. Enquanto Poder Público temos o cuidado constante para que todas as nossas ações e projetos sejam realizados dentro da legalidade e a retomada dos trabalhos, após ações judiciais, reafirma isso. Agora é seguir olhando para frente. As equipes já estão trabalhando, e logo teremos um local adequado para atendimento aos nossos turistas. O CAT vem para somar com o fomento ao setor turístico de São Borja”, destaca Bonotto.

Texto e foto: DECOM PMSB