Prefeitura de São Borja decreta situação de emergência devido às chuvas intensas

47

Foi assinado na manhã desta terça-feira (17/10), pelo Prefeito Eduardo Bonotto o Decreto de nº 20.188, que declara situação de emergência em São Borja, devido às chuvas intensas dos últimos dias no Estado do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, chegando a marcar em algumas cidades o volume de água entre 500mm e 700mm, afetando diretamente o nível das águas do Rio Uruguai.

O decreto faz parte das medidas de prevenção que estão sendo tomadas pela administração pública, após levantamento realizado pela Defesa Civil, Secretarias Municipais de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito – SMIESUST, Desenvolvimento Social – SMDS e Agricultura e Meio Ambiente – SMAMA, além de laudos do IRGA e da EMATER, que constataram diversos prejuízos devido aos volumes excessivos de chuvas – efeito do fenômeno El Niñoseja por meio de alagamentos, chuvas de granizo, bloqueios de estradas, enchentes entre outros fenômenos causados por adversidades climáticas.

Até momento, em razão da cheia do Rio Uruguai, o município já registra 72 famílias, cerca de 220 pessoas, desabrigadas ou desalojadas. Destas, muitas encontram-se abrigadas em casas de familiares ou amigos, e à quem necessita, o Poder Público disponibilizou o Ginásio Municipal Cleto Dória Azambuja para estadia. As águas do Rio Uruguai, chegaram a marcar 12.20m, mostrando-se em constante crescente.

O Prefeito Eduardo Bonotto, observa a relevância das medidas para proteger a comunidade de São Borja, “em momentos como esse, a solidariedade é crucial para dar suporte e apoiar aquelas pessoas afetadas pelas enchentes e chuvas, continuamos monitorando a todo momento, trabalhando incansavelmente pela nossa querida comunidade. Nossas equipes seguem empenhadas para manter a segurança de todos, é um trabalho constante, e que seguirá mesmo após a normalização do nível do rio, em que daremos todo o apoio para volta das pessoas às suas residências e estabelecimentos.
Nossa solidariedade a todos e nosso agradecimento a cada servidor que se faz fundamental nesse momento difícil “. pontua.

As equipes da Prefeitura e da Defesa Civil do município, seguem com o trabalho de monitoramento, além de ações no sentido de orientar a comunidade e prestar apoio assistencial. A Defesa Civil ressalta que em caso de emergência ligue 193.

O Decreto pode ser conferido na íntegra no Diário Oficial de São Borja através do link – https://www.saoborja.rs.gov.br/index.php/diario-oficial/item/3402-edicao-1488-de-17-de-outubro-de-2023-ano-7-pdf.

Texto e foto: DECOM PSMB