O setor de saúde continua sendo estruturado em São Borja

438

A Secretária Municipal responsável pela pasta, Michelly Cherobini, informa que os 108 agentes de saúde contratados pelo executivo estão passando pelo processo de capacitação e em breve já estarão desempenhando suas atividades nas comunidades do município.

Com isso, a secretaria da saúde pretende ampliar as visitas e implementar praticas preventivas na população. Michelly explica que o objetivo das Estratégias de Saúde da Família não é trabalhar unicamente com a medicina curativa e sim, prevenir que as pessoas fiquem doentes, gerando uma diminuição nos investimentos necessários para realizar o tratamento da população.

Atualmente, os médicos que atendem nos ESFs, realizam consultas através de marcações que são realizadas antecipadamente, através das distribuições de fichas. Mesmo assim, os profissionais permanecem nos horários que são estabelecidos em contrato, realizando atendimentos de pessoas que busquem as unidades, precisando de consultas emergenciais.

O Ministério da Saúde determina que os médicos realizem 16 consultas por turno, mas na cidade são realizadas em média vinte consultas por turno. Além disso, os profissionais realizam atendimentos a domicilio e precisam obrigatoriamente participar de reuniões que acontecem semanalmente pelas equipes dos ESFs.