O Gauchismo nos Estados Unidos

193
Fotos: Arquivo pessoal

Em 2017 movido por uma enorme vontade de celebrar a cultura, difundir mais o tradicionalismo gaúcho e integrar a comunidade gaúcha em todos os cantos dos Estados Unidos, Vandenir de Souza (o Vande), presidente da Confederação Norte Americana do Tradicionalismo Gaúcho na época, deu os primeiros passos para iniciar na Flórida um movimento que iria a partir dali crescer e difundir-se cada vez mais.

Vendo que existia um potencial muito grande na Flórida, começou a articular para promover o primeiro evento ao qual pudesse receber gauchos vindos de várias regiões da Flórida e reunir os que já estavam por ali, oficializando assim, os encontros na região central do estado (Orlando).

Contatou alguns amigos que foram imprescindíveis para o início dessa “empreitada” entre eles Nelson (Proprietário da Churrascaria Boi Brasil de Orlando) e grande apoiador em todos os eventos, Júnior Gauchão (nosso atual patrão do CTG), Molina tesoureiro fundador, Volnei Rodrigues, o qual foi nomeado o primeiro Patrão do CTG, entre outros nomes que ajudaram a iniciar o projeto.

Após a semente ter sido plantada, e ocorrer alguns eventos contando com esse grupo de amigos, em 16 de Junho de 2018, foi oficialmente fundado o CTG Rincão do Imigrante de Orlando – Flórida.

Desde esse dia O CTG Rincão do Imigrante, além de churrasco, bailes e festas foi ganhando mais prestígio e visibilidade entre a comunidade brasileira dos Estados Unidos, novos membros foram chegando trazendo mais cultura, mais poesia, dança, arte, e ajudando assim a fazer dessa instituição uma sociedade organizada e unida, com ideais de preservação a tradição, solidariedade e resgate de valores e cultura.

A patronagem conta hoje com aproximadamente quinze membros voluntários que trabalham incansavelmente para proporcionar a comunidade momentos de lazer, alegria e diversão em um ambiente familiar e hospitaleiro. Sendo que 10% do que é arrecadado em cada evento é destinado a instituições carentes do Rio Grande do Sul.

O CTG Rincão Do Imigrante ainda não possui quadro social, visto que realizou seus eventos por menos de dois anos, e teve que dar uma pausa em suas atividades por conta da pandemia que assolou o mundo.

Mesmo assim os membros nunca deixaram de articular e trabalhar para que a retomada fosse forte e o movimento continuasse.

Os planos para 2021 é estruturar melhor os trabalhos, iniciando o quadro de sócios, oferecendo a comunidade inúmeros benefícios e descontos nos eventos, além de oficinas, invernadas, acesso a artigos tradicionalistas, gastronomia e diversão.

Os eventos do CTG de Orlando atraem pessoas de várias cidades da Flórida e estados do país como New Jersey, Carolina Do Norte, Carolina do Sul, Massachusetts, Califórnia, Virgínia, entre outros estados e também de outros países.

O último evento, aconteceu nos dias 23 e 24 do mês de Abril de 2021 e contou com mais de 400 visitantes, entre eles imigrantes de 9 países diferentes.

E assim seguiremos, com o intuito de apresentar nossos costumes a toda a comunidade, bem como oferecer-lhes bons momentos, acolhida e mais integração entre o povo brasileiro, e outros povos que queiram conosco estar, independentemente de sua identidade cultural.

Buscando levar, cada vez mais, uma tradição embasada em valores familiares, em integração de culturas, em união e confraternização, em solidariedade e amizade. O assunto que muito nos enaltecendo foi redigido pela gaúcha Franciele Marques dos Santos a simpática Léli que capitaneia o Marketing do glorioso CTG.