Na virada de ano, prioridade absoluta da Saúde é na prevenção à Covid

55
Fonte: DECOM/ Prefeitura de São Borja

O serviço de controle epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde em São Borja segue com atenções redobradas nas ações de prevenção e de enfrentamento à Covid-19. “O aumento, entre nós, do número de pessoas com sintomas ou de diagnóstico confirmado da doença e ainda o número crescente de pacientes internados e dos casos de óbitos, nos impõem a necessidade de medidas sanitárias cada vez mais severas”, ressalta a secretária titular da pasta, Sabrina Loureiro. Ela confirma que, do mesmo modo que ocorreu no período de Natal, também no recesso de Ano-Novo será reforçado o serviço de fiscalização, de vigilância sanitária e de distanciamento social. A secretária ainda acrescenta que é preciso evitar aglomerações, usar máscara e manter permanentes protocolos de higienização.

A coordenadora dos serviços de controle epidemiológico da Saúde municipal, Manoela Malgarin, lembra que as equipes do setor trabalham com intensidade desde o mês de março e que durante o réveillon irão intensificar suas ações. Ela reafirma que as projeções são de piora do quadro em janeiro e afirma que “apesar de todos os esforços que estamos fazendo, a rede de atendimentos pode até entrar em colapso”. O apelo é no sentido de que a comunidade aja com bom senso e também faça sua parte.

A exemplo do feriadão do Natal, agora também será reforçado o controle em relação a possíveis aglomerações. Durante o dia, equipes da área de Saúde abordarão as pessoas na cidade, para reforçar orientações. Já à noite, a atuação será das forças de segurança – Brigada Militar, polícias Civil, Rodoviária e Federal, Bombeiros e agentes da Força Nacional de Segurança. Ainda participam da operação servidores da Prefeitura e representantes do Ministério Público estadual.

A fiscalização abrangerá bares, restaurante e todos os demais locais onde possam ocorrer aglomerações. A abordagem inicial das forças de segurança será no sentido de que as junções se desfaçam, mas, persistindo os agrupamentos, haverá intervenção policial mais enérgica.

Serviços de apoio

O recesso de Ano-Novo muda as rotinas, mas mantém à disposição os serviços essenciais na área de Saúde. O CEMAE (Centro Médico de Atendimento Especializado) atenderá como PAM (Pronto Atendimento Municipal) no dia 31 de dezembro. O PAM prestará atendimento das 14 às 18 horas, na quinta-feira. Já em 1º de janeiro o plantão será normal, das 18 às 22 horas, a exemplo de sábado e domingo, dias 02 e 03.

Já o Centro de Triagem (CT) à Covid, com mais de 100 atendimentos diários ultimamente, mantém reforçada a sua equipe. No dia 31 de dezembro o Centro de Triagem funcionará das 08 às 18 horas e em 1º de janeiro, das 12 às 18 horas. No sábado e no domingo (02 e 03), o funcionamento será das 8 às 22 horas. O CT atende no Centro de Atendimento em Saúde (CASA), onde seria a UPA.

Enquanto isso, o CAPS AD (Centro de Atendimento Psicossocial Álcool-Drogas) terá atendimento normal, segundo a escala de servidores. O programa Melhor em Casa não atenderá nos dias 31 de dezembro e e 01 de janeiro. Porém no final de semana (02 e 03) funcionará normalmente.

Devido à necessidade de reforçar a equipe de atendimento no Centro de Triagem Covid, a Secretaria Municipal de Saúde mudou a rotina das suas outras unidades de atendimento, a fim de liberar profissionais. As Estratégias de Saúde da Família (ESFs) 1, 3, 4, 5, 7, 9, 11 e 15 atendem somente no turno da manhã. Já as ESFs 2, 6, 8, 10 e 12 r atendem à tarde. A ESF 13, que serve ao interior do município, segue com atendimento normal. Nos dias 30 a 31 de dezembro e 1º e 02 de janeiro haverá o recesso dessas unidades.

A coordenadora das ESFs, Giovana Bogo, ressalta, porém, que as pessoas não ficarão sem atendimento no período. Em caso de distúrbios respiratórios, suspeita de Covid ou necessidade de algum outra orientação de saúde, a recomendação é para procurar o Centro do Triagem ou o PAM. Fora disso, também existe a opção de recorrer ao plantão do Hospital Ivan Goulart.

Já as Farmácias Básicas do Centro (antigo hospital São Francisco) e do Passo (diagonal à praça Assis Brasil), que normalmente não atendem nas quartas-feiras à tarde, para expediente interno, estarão abertas ao público na tarde do dia 30 de dezembro, por ser véspera de feriadão. O funcionamento será das 13h50min às 16h.

Já o SAMU (Serviço Ambulatorial Móvel de Urgência) funcionará normalmente em todo o período de réveillon. O serviço pode ser acionado através do número 192.