Movimento Maio Amarelo realizou Blitz Educativa sobre o trânsito no centro de São Borja

30

Na última quarta-feira (12/05), a Prefeitura Municipal de São Borja, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Serviços Urbanos e Trânsito, juntamente com o Departamento Municipal de Trânsito, esteve atuando em mais uma ação do Movimento Maio Amarelo. Em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar e CFCs Fronteira e Via Oeste, uma blitz educativa foi realizada na área central da cidade. A ação também contou com a presença do mascote da PRF, o “Camaradinha”, onde os profissionais de trânsito estiveram dialogando e entregando folders informativos e conscientizando os condutores e pedestres sobre os cuidados no trânsito.

Segundo o diretor do departamento de trânsito do município, Airton Rocha Alves, cerca de 120 veículos foram abordados, entre eles, carros, motocicletas e bicicletas. Além dos condutores, também foram repassadas informações para os pedestres que estavam circulando próximo ao local. A blitz foi realizada em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, na rua Aparício Mariense. Após cerca de duas horas de abordagens, o grupo percorreu algumas ruas da área central conversando e entregando os informativos aos profissionais do comércio nas proximidades da Praça XV de Novembro.

O diretor de trânsito do município, que também é observador certificado pelo Observatório de Segurança Viária, Airton Rocha Alves, agradeceu aos condutores que trafegavam pela via e aderiram ao movimento de forma participativa e também aos parceiros do departamento, PRF e CFCs envolvidos pela causa. “Nossa função sempre será propor um trânsito mais responsável para nossa comunidade, de forma a reduzir o número de acidentes e diminuir o número de infrações cometidas pelos condutores. Agradeço à minha equipe do DMT, aos profissionais da PRF, Centros de Formação de Condutores e Brigada Militar que estão conosco no movimento Maio Amarelo e também à Prefeitura Municipal pela confiança em nosso trabalho”.

O prefeito Eduardo Bonotto agradeceu aos participantes e à comunidade: “É muito importante para todos nós termos excelentes profissionais do setor de trânsito do município dispostos a passarem seus conhecimentos em um movimento de tamanha grandeza como este. E para nós, enquanto Administração Municipal, vermos essa movimentação e adesão da nossa comunidade são-borjense ao “Maio Amarelo” e à preservação da vida é muito gratificante. Contem sempre conosco para causas e movimentos importantes para o desenvolvimento do nosso município”, concluiu o prefeito.

Na noite anterior à blitz, a prefeitura fez uma transmissão ao vivo em sua página no Facebook para tratar sobre o movimento e debater sobre algumas mudanças importantes no Código de Trânsito Brasileiro com profissionais renomados da área. Participaram da live o diretor do departamento de trânsito Airton Rocha, o policial rodoviário federal Mauro Roberto Rodrigues, o vereador Lindolfo Hardt, enquanto observador de trânsito certificado e o instrutor prático e teórico do CFC Fronteira Everton Reis. Ao longo de todo o mês de maio, diversas ações serão desenvolvidas no município para conscientização e atenção ao trânsito. O Maio Amarelo tem o apoio do setor público e privado, no intuito de levar informações educativas e prevenir infrações, acidentes e mortes no trânsito em todo o mundo.

Texto e fotos: PMSB