Março de 2021 foi o mês com mais mortes pela Covid em São Borja

74
Foto: Hospital Ivan Goulart/Divulgação

Completando pouco mais de um ano desde os primeiros casos confirmados no município e na região, a pandemia da Covid-19 se tornou mais agressiva e cruel no início de 2021 em São Borja. Somente em março, 76 óbitos pela doença foram registrados no município, o número mais alto registrado.

Autoridades e equipes da linha de frente vinham acreditando que as chamadas variantes do vírus – identificadas em outros estados e regiões do Brasil – poderiam estar em circulação no município. Na última semana, dia 15 de abril, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde informaram que, de acordo com o boletim genômico do estado, as variantes P1 e P2 foram identificadas em São Borja.

Isso possivelmente explica o alto índice de mortes confirmadas pela Covid em março e também nas duas primeiras semanas de abril. O que também piorou, foram as faixas etárias dos pacientes e vítimas da doença, o que vem atingindo pessoas de idade mais baixa e sem comorbidades.

Felizmente, o número de casos confirmados vem diminuindo, mas é preciso que cada um faça sua parte e continue se cuidando para que os números não piorem e mais vidas sejam levadas pelo coronavírus. É preciso usar máscara sempre, evitar aglomerações e manter a higienização redobrada. Atualmente, já são contabilizadas 183 mortes pela Covid em São Borja.