Limpeza e revitalização na região do Cais do Porto

25

Na última semana, equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito (SMISUST) concentrou atenções na região do Cais do Porto. Numa extensão aproximada de um quilômetro, entre o cais e as proximidades da Ponte Internacional da Integração, à margem brasileira do Rio Uruguai, houve operação de limpeza e revitalização.

“É uma ação que vem ao encontro da série de melhorias, urbanização e investimentos já realizados ou que ainda serão implantados, como a futura Avenida Beira-Rio”, destaca o prefeito Eduardo Bonotto.

O secretário de Infraestrutura, Moacir Tiecher, detalha que pelo menos 20 servidores municipais foram mobilizados, ao longo da semana, para a realização do trabalho. Como instrumentos de apoio, foram utilizadas retroescavadeira, motoniveladora, caminhões-caçamba, pás-carregadeiras e outros equipamentos de apoio. A partir da área do cais, os serviços foram desenvolvidos até além da chamada prainha do Rio Uruguai. O nível baixo das águas, devido à estiagem, acabou facilitando a operação.

O secretário Tiecher informa que foi feita limpeza na margem do rio, mas com ações mais concentradas principalmente nas vias de acesso na região. As ruas, pavimentadas ou não receberam limpeza completa, remoção dos materiais acumulados nas laterais e ainda pintura dos meios fios. A repintura também foi feita no Cais do Porto, que igualmente recebeu pequenos consertos quando necessário.

Na cidade

Paralelamente, uma equipe da área de Serviços Urbanos realiza operação de limpeza e roçada nos dois principais corredores de acesso ao bairro do Passo. Na última semana, homens e equipamentos implementaram a ação nas ruas Venâncio Aires e Almirante Tamandaré até o Cais do Porto. Nesta semana o trabalho prossegue pelas ruas Francisco Miranda e Júlio Tróis em direção à área central da cidade.

Além de retirada da terra acumulada, também é feita capina e varrição no leito e lateral das ruas. Também nos passeios públicos sem calçamento, é realizada roçada e limpeza completa da vegetação.

Nesses dois corredores de acesso ao bairro do Passo já ocorreu, em julho, a instalação de iluminação pública em led, substituindo o sistema a vapor de sódio. O investimento, abrangendo também o Cais do Porto, é um investimento de R$ 1,5 milhão na eficientização energética da iluminação urbana, beneficiando também ruas da região centro-sul.

Texto e foto: DECOM PMSB