HIG ADQUIRE NOVO APARELHO DE OXIGÊNIO

13

O Hospital Ivan Goulart realizou aquisição de um novo cateter nasal de alto fluxo para o Centro de Tratamento Intensivo – CTI, para ser destinado aos atendimentos de pacientes respiratórios graves, assim como a COVID-19. O equipamento Airvo 2, possui mecanismos de ação do Alto Fluxo Nasal como: Suporte respiratório (por meio da redução do espaço morto e administração de uma pressão positiva dinâmica nas vias aéreas); Hidratação das vias aéreas; Conforto do paciente e Oxigênio suplementar (se necessário).

Segundo o médico Dr. Aldomar Pederiva, o equipamento ‘é uma forma de ventilação não invasiva que fornece oxigênio em uma concentração que varia de 21 a 100%, filtrado, aquecido e umidificado com fluxo de até 60 litros por minuto’. O médico explica ainda que ‘devido ser administrado por cateter nasal, tem uma boa tolerabilidade pelo paciente, podendo de forma concomitante falar e se alimentar’.

Além disso, o médico esclarece que esta técnica ‘evita em algumas situações de insuficiência respiratória aguda, a intubação orotraqueal (ventilação invasiva) e também, facilita o desmame desta, e diminui as chances de reintubação’, concluiu Dr. Aldomar.

O HIG está com o aparelho instalado desde segunda quinzena de dezembro e já promoveu capacitação técnica e de manuseio, sobre os diferenciais de tecnologia e utilização do novo equipamento, para toda equipe envolvida nos atendimentos graves.