Entrega do Prêmio Leitura na Escola é uma das primeiras ações da Feira do Livro

1040

A prática da leitura e o apreço pela literatura é um dos objetivos do Prêmio Leitura na Escola. Em sua 11ª edição, o Prêmio Leitura na Escola, contempla os estudantes que leram o maior número de obra literárias e entregaram os respectivos resumos, bem como, os educandários que movimentaram mais alunos.

Nesta quarta-feira (04/11), na Câmara de Vereadores, foi realizada a entrega aos vencedores de 2015 do Prêmio Leitura na Escola. Nessa edição, participaram 21 escolas, 18 municipais e 03 estaduais. Aproximadamente 1419 alunos participantes, sendo entregue 6531 trabalhos produzidos.

Em seu pronunciamento, a secretária de Educação Maria Denise Lunardine do Amaral Cabral ressaltou a importância do hábito da leitura na formação do pensamento individual e intelectual. O presidente da Câmara de Vereadores Valério Cassafuz destacou o vale-livro como um incentivo aos estudantes adquirirem uma obra na Feira do Livro. O vale-livro é uma Lei municipal de autoria do vereador Valério Cassafuz, sendo pago pela Prefeitura para os alunos participantes, este ano o vale-livro ficou fixado em R$7,00.

O prefeito Farelo Almeida lembrou que o contato das crianças com os livros estimula o imaginário e a criatividade. Incentivou os alunos a também escreverem, vislumbrando em um futuro próximo também tornarem-se escritores.

Premiação:

Na categoria A, para estudantes do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental foram apresentados 2858 trabalhos, participando 544 alunos. O vencedor foi Antony Santos da Silveira, aluno da Escola de Ensino Fundamental Olinto Dornelles com 50 trabalhos entregues.

Na categoria B, para o 3° e 4° ano do Ensino Fundamental foram apresentados 1570 trabalhos, participando 450 alunos. O vencedor foi Tiago Escobar da Escola de Ensino Fundamental Olinto Dornelles com 42 trabalhos entregues.

Na categoria C, para estudantes do 5° e 6° ano do Ensino Fundamental foram apresentados 1142 trabalhos, participando 278 alunos. A vencedora foi Andriele Gavião Machado, da Escola de Ensino Fundamental do Ivaí com 42 trabalhos entregues.

Na categoria D, para estudantes do 7° ao 9° ano do Ensino Fundamental, foram apresentados 941 trabalhos, participando 167 alunos. A vencedora foi Juliana Rodrigues Nilson da Escola de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus, com 142 entregues.

Na categoria Bibliotecário ou Educador das Escolas Públicas, as agraciadas foram as Bibliotecárias: Fernanda Legal – EMEF Olinto Dornelles, Luciana Dalcin – EMEF Sagrado Coração de Jesus.

Na Categoria Diretor foram premiadas a Diretora Elisete Zanin Bubans – EMEF Olinto Dornelles e a Diretora Marta Regiane Szymansky Machado – EMEF Sagrado Coração de Jesus.

As escolas vencedoras do Projeto Prêmio Leitura na Escola 2015 entregaram juntas 1885 trabalhos. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Olinto Dornelles, que entregou 887 trabalhos e teve dois alunos vencedores. A escola recebeu uma coleção de livros de literatura infantil e infanto-juvenil.

O prêmio principal vai para Escola Municipal de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus, que entregou o maior número de trabalhos, 998 e teve uma aluna vencedora. A escola recebeu um computador com mobiliário para ser utilizado na Biblioteca da Escola.