Diversificada programação vai assinalar Semana do Meio Ambiente em São Borja

32
Foto: Reprodução/Internet

A Prefeitura de São Borja, sob a coordenação executiva da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (SMAMA) e apoiadores, está confirmando a programação deste ano da Semana do Meio Ambiente em São Borja. O evento terá atividades de 1º a 5 de junho, data definida para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Ações pedagógicas, de troca de informações e de prestação de serviços assinalarão a programação em 2021.

O prefeito Eduardo Bonotto destaca que essa é uma oportunidade para “aproveitar e refletir sobre o futuro do planeta e desenvolver ações no dia a dia em que todos possamos fazer mais para preservar o ecossistema local e regional”.

Do mesmo modo, o secretário Eugênio Dutra ressalta que uma das finalidades, durante a semana, “será a conscientização de cada um e no plano coletivo, para preservarmos e melhorarmos nossas riquezas naturais”. Uma das iniciativas práticas definidas será a doação à comunidade de mudas de espécies frutíferas e nativas.

As atividades terão início na próxima terça-feira, 1º de junho. Além de ato de abertura da programação, haverá visita e entrevistas aos meios de comunicação na cidade. A ideia é abordar e discutir questões gerais relacionadas ao meio ambiente em São Borja, como solução e desativação do Lixão no bairro do Passo, implantação de um aterro sanitário e ampliação do serviço de coleta seletiva e de reciclagem de resíduos na cidade.

No dia 2 (quarta-feira) ocorrerá a Agenda Ambiental Urbana, coordenada pelo professor Ricardo de Vargas, biólogo e mestre em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais, além de ser doutor em Engenharia Florestal. Ele fará abordagem através da página do site da Prefeitura, das 18h às 20h, com participação, também, de convidados especiais.

Já em 3 de junho (quinta-feira) será feito recolhimento de inservíveis eletrônicos. O chamado lixo eletrônico em situação de descarte estará sendo recolhido, gratuitamente, no Parque Esportivo General Vargas. O trabalho no Parcão será desenvolvido nos turnos da manhã e da tarde.

Para o dia 4 de junho (sexta-feira) a Secretaria Municipal do Meio Ambiente prevê fazer a entrega de mudas de espécies frutíferas e nativas. O objetivo é fazer a distribuição gratuita a pessoas na comunidade e a instituições públicas e privadas. A ação terá caráter educativo, orientando as pessoas sobre os melhores locais de plantio e as espécies mais apropriadas.

Em 5 de junho, sábado, Dia do Meio Ambiente, ocorrerá a etapa de encerramento da programação. Haverá a entrega de doações a Acopasb (Associação de Apoio e Proteção aos Animais em São Borja). Ao longo da semana, será feito o recolhimento de ração e de abrigos e coberta para os animais. Para tanto um posto de recolhimento de doações estará montado e à disposição no saguão da Prefeitura.

Durante a Semana do Meio Ambiente estudantes também poderão fazer visitação à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Corsan, no bairro Jockey Clube. As visitas  guiadas ocorrerão nos dias 2, 3 e 4 de junho, das 10 às 11; 11 às 12h; 14 às 15h e das 15 às 16h. Será necessário agendamento das turmas pelo telefone (55) 9 9198-6246. A visitação à ETE será coordenada pela bióloga e técnica química Vanisse Pompeo, da Corsan.

A SMAMA realizará os eventos relacionados à Semana do Meio Ambiente com o apoio de vários setores da Prefeitura. Também são parceiras instituições como a Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e Emater.

Texto: DECOM SB