Desfile Farroupilha deverá ser realizado normalmente em 2016

837

Com as novas normas estabelecidas, a Inspetoria de Defesa Agropecuária em São Borja não prevê dificuldades para a habilitação sanitária de equinos para a participação em eventos. No ano passado, devido aos altos custos e o curto tempo de validade dos exames do mormo, a cidade acabou cancelando o desfile tradicionalista da Semana Farroupilha, normalmente com milhares de animais participando.

Agora, porém, com validade de seis meses para exames negativos da doença, o inspetor veterinário Alcides Koslowski ressalta que será possível a presença de cavalos não apenas nos desfiles, mas em feiras e demais eventos agropecuários. Ele observa que proprietários de animais estão se reunindo em grupo, para facilitar a coleta de material para exame, agora já sendo possível laudo de um laboratório em Porto Alegre.

O custo de um exame de mormo sai, atualmente, por cerca de R$ 130. A comissão central de eventos da Semana Farroupilha, dirigida pela Brigada Militar e a Coordenadoria Regional de Educação, já promoveu uma primeira reunião a respeito e a próxima está programada para o final de agosto.