Descarte do lixo ainda é problema em São Borja

1183

O descarte do lixo urbano em locais indevidos continua sendo um sério problema em São Borja. Pela autorização dada emergencialmente pela Fepam, os materiais devem ser levados ao depósito do antigo lixão no bairro do Passo.

É comum, entretanto, o abandono de entulhos nos diversos pontos da periferia da cidade, de maneira clandestina. Ao mesmo tempo é aguardado o retorno do serviço de coleta seletiva de lixo, para a reciclagem de materiais como fonte de renda.

O serviço está suspenso há mais de dois anos e, por várias vezes, teve seu retorno anunciado, medida que ainda está sendo aguardada. Duas outras ações também são aguardadas, mesmo que onerosas e difícil implementação: a solução para o lixão no bairro do Passo e ativação de um aterro sanitário.

O secretário de Serviços Urbanos do município, Edson Damião Ribas, disse recentemente que essas pautas são prioridades na nova gestão e que possivelmente o retorno da coleta seletiva seja de mais rápida solução. Apesar disso, o secretário garante que estudos técnicos aprofundados serão realizados.