Da Colômbia

204

Vivendo em Cali desde o ano passado Marilia Lopes de Almeida Milne nos descreve algumas curiosidades sobre o país e a cidade onde está, que considera uma metrópole surpreendente, pode-se dizer que é o coração da Colômbia com toda a sua cultura, é conhecida como a Capital Mundial da Salsa e tem até um salsódromo inspirado no Sambódromo do Rio de Janeiro.

As similaridades não param por ai, economicamente a situação é bem parecida, vemos bairros riquíssimos e bairros muito pobres assim como no Brasil. “Descrevo aqui as similaridades para pontuar as diferenças adotadas aqui com as do Brasil”. Lá, segundo ela, estão em isolamento social com períodos de lockdown desde 20 de março.

As saídas são controladas, por um sistema chamado de Pico y Cédula, que permite que você saia apenas nos dias designados ao número final de sua cédula de identidade, esse controle dá apenas duas saídas na semana por pessoa e o uso de máscara é obrigatório. Ainda nos conta mais Marilia, ela está com sua mãe Eunice em Cali, pois com o fechamento dos aeroportos ela não pode embarcar para o Brasil o que ela diz que nada melhor nestes tempos difíceis ter a presença da mãe, apesar da saudade que ela sente de voltar ao Brasil e sua casa. E pondera Marilia: “O isolamento social é a forma mais rápida para frear a pandemia e até o momento a nossa única solução”.