Confirmada pela SMDS a reabertura do Restaurante Popular em São Borja

37

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), confirma a retomada dos atendimentos do Restaurante Popular em São Borja, com atividades suspensas há mais de um ano em função da pandemia da Covid-19. Instalado junto à secretaria, o restaurante voltará a atender no dia 5 de julho, segunda-feira. A previsão é que, inicialmente, serão servidas 50 refeições diárias, ao meio-dia, de segunda à sexta-feira, mantendo os protocolos protetivos necessários e obedecendo aos perfis já conhecidos em relação aos usuários.

O prefeito Eduardo Bonotto destaca que a medida se faz indispensável, “considerando os relevantes serviços sociais que são prestados pelo restaurante e ainda levando em conta que, na cidade, a fase crítica da pandemia está sendo superada”. Por seu turno, a secretária de Desenvolvimento Social, Luciane Bidinoto, orienta que o estabelecimento abrirá às 11h e dará atendimento por ordem de chegada. “Também haverá consulta ao cadastro dos usuários já inscritos, de modo que as refeições comecem a ser servidas às 11h30min até às 12h30min”, conforme acrescenta.

O Restaurante Popular tem o acompanhamento de uma nutricionista, que é responsável pela elaboração do cardápio oferecido. Igualmente atua uma assistente social, com a função de avaliar o perfil socioeconômico dos beneficiários. Também atua uma equipe permanente de apoio as duas técnicas.

As refeições são servidas a custos subsidiados. Através da consulta às informações cadastrais, a assistente social define as pessoas isentas de pagamento ou então indica os valores simbólicos a serem pagos. Esse trabalho é para a confirmação de informações que são prestadas já na recepção do restaurante.

As pessoas em estado de vulnerabilidade social têm custo zero para a refeição. É o caso de moradores em situação de rua ou pessoas sem nenhuma renda, por exemplo. Já os considerados carentes pagam R$ 3,00 pela refeição. É o caso dos possuidores de renda correspondente a ganho mensal familiar per capita de 1/4 do salário mínimo. Quanto aos demais, com rendimento de até um salário mínimo, pagam o valor de R$ 10,00.

Os servidores públicos municipais, estaduais e federais estão vedados à utilização do serviço. O Restaurante Popular está localizado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, rua Presidente Vargas, 1429, em frente ao Hospital Ivan Goulart. Os insumos alimentícios utilizados são adquiridos com recursos orçamentários da Prefeitura ou resultam de doações na comunidade. Para doações pode ser acionado o telefone (55) 3431 9993.

Texto e fotos: DECOM SB