CASA terá sua implantação gradativa onde funcionou o Centro de Triagem

38

A partir desta quarta-feira (3/11), mudaram as rotinas de atendimento do Centro Triagem para Covid-19 para que, no local, possa funcionar o Centro de Atendimento em Saúde (CASA). O local por enquanto será mantido para realizar testes de detecção em relação ao coronavírus. Já a implantação do CASA será de maneira gradativa.

“Isso é possível devido às melhoras de todos os indicados em relação à pandemia”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Sabrina Loureiro.

A orientação, agora, é para que os pacientes com sintomas gripais ou de covid procurem, inicialmente, a sua EFS (Estratégia de Saúde da Família). Considerando entre o quarto e o oitavo dia dos sintomas, a ESF agendará testes de confirmação no antigo Centro de Triagem. Os testes serão feitos somente no período da manhã, com base no agendamento realizado.

A coordenadora do CASA, enfermeira Gabriela Magalhães de Andrade, informa que no período da tarde é que serão prestados os serviços da nova unidade. Serão atendimentos de consultas especializadas e pequenos procedimentos. A previsão é que a partir da próxima semana comecem as consultas de pediatria.

Enquanto isso, o PAM (Pronto Atendimento Médico) seguirá atendendo normalmente no mesmo prédio, na rua Carlos Drago. O serviço atende em regime de plantão, das 18 às 22h. Os serviços ocorrem todos os dias da semana.

Com os novos serviços de consulta no CASA, também de forma gradativa será transferido o CEMAE (Centro Municipal de Atendimentos Especializados). No lugar onde atualmente funciona o CEMAE a previsão é de instalar uma ESF, para atender às demandas da área central da cidade.

O prefeito Eduardo Bonotto anuncia que, além dessa, outras duas ESFs serão ativadas – uma no bairro Pirahy e a outra no bairro Maria do Carmo.

 

Texto e foto: DECOM PMSB