Campanha do Agasalho realizará arrecadação drive thru

50

Em 21 maio, próxima sexta-feira, data dos 187 anos de emancipação político-administrativa de São Borja, será desenvolvida a ação do Dia D da Campanha do Agasalho/2021. A Prefeitura, com apoio do 2º RC Mec e empresa Mecautor, montará dois postos de recolhimento de donativos, em sistema de drive thru. As tendas serão instaladas na Praça XV de Novembro e no Parque Esportivo General Vargas, o Parcão, funcionando das 8h às 12h.

Este ano com o tema ‘Aqueça muitos corações’, a campanha tem a coordenação executiva da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). A titular da pasta, Luciane Bidinoto, informa que as doações, por enquanto, estão abaixo das expectativas. O número de peças é insuficiente de modo geral, mas especialmente de cobertores e abrigos mais pesados de inverno.

“O nosso apelo é que os são-borjenses abram seu guarda-roupa e seu coração, em solidariedade aos mais necessitados”, diz o prefeito Eduardo Bonotto.

Iniciada em 26 de abril, a Campanha do Agasalho deste ano já se aproxima do seu encerramento. A SMDS pretende terminar oficialmente o recolhimento de doações no dia 28/05, uma sexta-feira. “É evidente que também depois disso quaisquer outras destinações serão muito bem-vindas”, ressalta a secretária Bidinoto. A solicitação é que, além de peças de inverno, incluindo cobertores, a comunidade destine para a campanha roupas e calçados em bom estado de conservação e apropriados para o uso.

O prefeito Eduardo Bonotto lembra que “os são-borjenses demonstram, sempre, solidariedade e empatia”. Acrescenta que, diante das dificuldades trazidas pela pandemia da Covid, “os auxílios são, mais do que nunca indispensáveis”.

A titular da SMDS, Luciane Bidinoto, ressalta que roupas infantis e peças masculino adultas, além de acolchoados e cobertores, normalmente são insuficientes. “Além disso, as mantas, meias, cachecóis também são muito bem recebidas”, ainda destaca.

O repasse de agasalhos, utilizando sobras do ano passado, já começou através dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social). Devido à pandemia, os agasalhos recebidos este ano são deixados em quarentena de duas semanas, como medida de precaução. Depois, ocorre o processo de triagem, para a distribuição.

Quaisquer orientações ou informações a respeito de doações a serem recolhidas podem ser solicitadas na Secretaria de Desenvolvimento Social, na Presidente Vargas, em frente ao Hospital Ivan Goulart. O telefone da SMDS é 3431-9993.

Em 2021, existem diferentes pontos na cidade onde é feita a arrecadação de agasalhos. São eles: Prefeitura Municipal, Central de Vacinas, CEMAE e supermercados Chesini e Rede Vivo – Centro e Pirahy. Ainda são locais de coleta de donativos: Mecautor, Supermercado Baklizi, Sicredi/Passo, Salão do Automóvel, Super 24 Center, Colégio Sagrado Coração de Jesus e Senac. Além disso, podem ser levados agasalhos diretamente na SMDS e nos CRAS.

Texto: DECOM SB