Banco de Sangue do HIG: Seja um doador e faça a diferença na vida de alguém

98
O Hospital Ivan Goulart conta com um setor próprio de banco de sangue, espaço de grande importância para suprir as necessidades dos pacientes que precisam de doação sanguínea, sem depender de cidades e instituições vizinhas para fazer a coleta. Roselaine Maag, Farmacêutica Bioquímica e coordenadora do Banco de Sangue, explica que para a doação acontecer, o voluntário passa por um processo de triagem, no intuito de garantir o aproveitamento do material coletado.
Logo, em decorrência da baixa de estoque de sangue no início do ano, o Banco de Sangue do HIG, através desta nota, faz um alerta à comunidade para que doem sangue, pois, neste período em que muitas pessoas estão de férias, ocorre uma diminuição expressiva no número de doadores voluntários. Em épocas de baixa de estoque, a equipe do Banco de Sangue busca entrar em contato com pessoas que já estão dentro do cadastro, e preenchem os requisitos, no entanto, é de suma importância o processo voluntário para auxiliar na causa.
O processo de doação de sangue é totalmente seguro e são cumpridas todas as normas técnicas para que não haja nenhum tipo de prejuízo ao doador. Logo, para ser um doador, basta estar na faixa etária de 16 a 69 anos, e pesar mais de 50 kg. Para menores de idade é necessário o consentimento dos responsáveis. Nos demais, basta ir até um centro de banco de sangue, portando em mãos um documento com foto.
Os homens, por exemplo, podem fazer a doação de sangue até quatro vezes por ano, com o intervalo de dois meses, já as mulheres podem doar até três vezes no ano, também com um intervalo de três meses.
Antes da doação, o voluntário preenche um cadastro, onde ele responde todo um questionário prévio e, após isso, realiza os exames necessários. A coleta leva em torno de 15 minutos. A coordenadora Roselaine lembra que além de fazer a doação, a pessoa ainda ganha os seus exames de forma gratuita.
Doe sangue você também e salve vidas!
Para mais informações, entre em contato com o Hospital Ivan Goulart pelo telefone (55) 3431-1650 e solicite o ramal 2164.
Texto e foto: ACI – HIG